A grande presença da comunidade na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, na tarde desta terça-feira (20), fez o dia útil parecer final de semana. O motivo para a movimentação era especial: o município comemora 133 anos de emancipação política neste 20 de junho com a tradicional distribuição do bolo gigante, e a Rádio Viva, emissora do Grupo RSCOM celebrou a data promovendo mais uma edição do varal solidário “De Caxiense para Caxiense”.
Uma extensa fila inicial de cerca de 50 pessoas ocupou metade da quadra da Rua Sinimbu, aguardando a largada para adquirir os itens de inverno. Foram entregues tíquetes para os interessados que, em seguida, puderam retirar até três peças de vestuário. O início foi marcado para às 13h30min, mas às 10h já tinham pessoas se alocando em frente ao varal solidário.
Foi o caso da dona Dilema de Souza da Rosa, de 59 anos. Primeiríssima da fila, a pensionista, que anda com auxílio de muletas, contou que veio para aquecer os pés e em busca de cobertores. “Quando a gente não tem, a gente tem que correr atrás, ficar em casa passando frio não dá, né. […] Mesmo usando duas bengalas, por que eu fiz cirurgia dessa ali (perna esquerda) e vou fazer dessa aqui (perna direita), mesmo assim, vim até aqui e agradeço a Deus por ser a primeira”, vibrou.
Desde 2019 em terras caxienses, o pernambucano Alex Ferreira de Brito, 40, participou pela primeira vez tanto do varal solidário, quanto da comemoração do aniversário do município. “Peguei um tênis e dois moletons. [Faz] bastante frio, né”, constatou ele, que morava a mais de 3.400km daqui, no município de Sertânia. “Já peguei inverno, neve, já estou bem a vontade”, brincou Alex.
Catadora de materiais recicláveis e artesã, dona Neci Borges de Melo, 67, revelou, com um largo sorriso no rosto, que seu objetivo era reforçar o vestuário para enfrentar a lida, que começa nas manhãs frias de Caxias. Para além dela mesma, o pensamento também estava com sua filha e dois netos, que ela sustenta no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. “[Preciso] mais é de casacos para o inverno, né. Por que um sapato tu acha no lixo, uma blusa às vezes. Então vim buscar roupinha quente para mim e para as minhas crianças. […] É uma coisa, assim, maravilhosa que fazem por nós. Aonde tu tem essa comunidade, o aniversário de Caxias, o bolo pra ti comer, é uma benção de Deus”, disse.
Desta vez, foram distribuídas cerca de 3 mil peças de roupas e cobertores, arrecadados ao longo de 15 dias em diversos pontos espalhados pela cidade. A comunidade pôde contribuir nas lojas das redes Cecatto Móveis, Casa do Construtor e Zanetti Materiais Elétricos, além da Universidade de Caxias do Sul e na própria sede da Viva. Perto das 16h, ainda se formavam filas, que foram recolhendo o que precisavam até se encerrar o estoque da campanha.
O coordenador de eventos do Grupo RSCOM, Emílio Nunes, conduziu o evento e ressaltou a importância da solidariedade em uma das cidades mais frias do Estado. “Milhares de pessoas foram beneficiadas com essa ação muito bacana da Rádio Viva nos 133 anos de Caxias do Sul”, destacou. O comunicador da Viva Paulo Sérgio Khimg também animou as pessoas que participaram da “De Caxiense para Caxiense”.
Bolo e alegria
O tradicional bolo gigante encerrou a Semana de Caxias e enfeitou a comemoração do aniversário da segunda maior cidade da Serra. Com formato do número 133 e pesando 280kg, a sobremesa de sabor baunilha e recheio de doce de leite com chocolate foi elaborada pelos docentes e alunos dos cursos de Padeiro, Confeiteiro e Cozinheiro do Senac Caxias do Sul.
O momento foi aberto com a presença do prefeito Adiló Didomenico, a vice Paula Ioris, a primeira-dama Jussara Canali, a deputada federal Denise Pessôa e o 2° vice-presidente da Câmara Renato Oliveira. O chefe do executivo saudou o público e os responsáveis pela confecção do bolo, e destacou a diversidade de povos, profissões e pensamentos que habitam em Caxias do Sul.
“Essa pluralidade, essa forma de ser, faz com que Caxias seja uma cidade maravilhosa, boa de se viver e conviver, e que sempre tem oportunidade para quem quer vir aqui trabalhar. Este é o povo que merece ter o momento de lazer, por que trabalha muito. Então é isso que me encanta, que me deixa fascinado por essa cidade que um dia me acolheu também de braços abertos”, salientou Adiló.
Em seguida, a comunidade pôde saborear o bolo e curtir o show sertanejo de Ander Oliveira e banda. Estiveram presentes na solenidade, ainda, secretários municipais, vereadores, autoridades locais e as candidatas ao trio de soberanas da Festa da Uva.