Comportamento

Rádio Amizade 89.1 FM, de Flores da Cunha, completa 15 anos de história

Rádio Amizade 89.1 FM é uma das emissoras que compõe o Grupo RSCOM

Rádio Amizade 89.1 FM, de Flores da Cunha, completa 15 anos de história

A Rádio Amizade 89.1 FM comemora, nesta quarta-feira (28), seus 15 anos de vida. Ao longo deste tempo, foram diversas ações, desafios, conquistas e, junto disto, as alegrias compartilhadas com o querido ouvinte. As tratativas para Flores da Cunha ter uma rádio própria começou em maio de 1999, depois que a comunidade presenciou a Rádio Regional do Vêneto, que havia sido adquirida por um grupo de empresários florenses, ser vendida. Foi justamente de alguns ex-colaboradores da antiga emissora que partiu a iniciativa de buscar alternativas para Flores da Cunha ter sua rádio. Os trabalhos de constituição de uma entidade mantenedora partiram do jornalista Antônio Luis Piccoli (falecido em 17 de fevereiro de 2021 na Itália) e Antonio Coloda, que juntamente com diversas lideranças locais criaram a Fundação Cultural Vale Vêneto (Funvale). Os estatutos foram aprovados em 13 de dezembro de 2000 e o registro concluído em 18 de junho de 2001. A sede da entidade localiza-se na Rua Severo Ravizzoni, no prédio da Casa das Tintas Francescatto.

Instituidores da Fundação Cultural Vale Vêneto – Funvale

São instituidores da Funvale, mantenedora da Rádio Amizade FM 89.1 as seguintes empresas:

Rede Serrana de Comunicação Ltda.

Rádio Exitus Ltda.

Rádio Editora Picos Ltda.

Rádio Editora Magia Ltda.

Rádio Editora Assessore Ltda.

Rádio Editora Alicerce Ltda

Editora Apoio Ltda.

1ª Diretoria

Diretoria Executiva

Antônio Luis Piccoli – Diretor-Presidente (in memoriam)

Darci Dani – Diretor Vice-Presidente

Clademir Fortunatti – Tesoureiro (in memoriam)

Olir Schiavenin – Secretário

Conselho Fiscal

Alcione Cioquetta

Derlau Tadeu Nery

Pedro Ferrari

(OBS.: A diretoria executiva foi reeleita por aclamação em 28/05/2004

para o período de maio/2004 a maio/2007)

Lista de presenças na eleição da diretoria executiva 28/05/2004.

Antônio Luis Piccoli, Juliana Dalsolio, Alfredo Cousandier Filho, Débora Rachelle, Darci Dani, Clademir Fostunatti, Derlau Tadeu Nery, Maristela Dalsolio, Mara Cavagnolli, Fabio Piccoli Ramos, Carlos Henrique Dytz Piccoli, Vera Lúcia Rachelle Colombo, Fernando Merlin Rachelle, Olir Schiavenin, Alcione Cioquetta, Pedro Ferrari, Carlos Augusto Damin e Antonio Coloda.

Atos oficiais

No final de 2001 foram publicados os primeiros decretos e atos oficiais do Governo Federal, dando sinais para outorga da emissora.

Diário Oficial da União (D.O.U.) 14/11/2001 – Autoriza a execução do serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada, com fins exclusivamente educativos.

Diário Oficial da União (D.O.U.) 13/12/2001- Encaminhamento ao Congresso Nacional do ato constante da portaria Nº 653, que outorga permissão para a execução do serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada com fins exclusivamente educativos.

Diário Oficial da União (D.O.U.) 14/11/2001 – Aprova o ato que se refere a portaria Nº 653 de 6/11/2001 que outorga permissão para a execução do serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada com fins exclusivamente educativos.

Torre

Em 2006, no segundo ano de mandato do então prefeito Renato Cavagnoli, em parceria com a prefeitura municipal, a torre no Parque da Vindima passou por reformas e dos 45 metros de altura existente, passou para 111 metros de altura, onde está instalada a antena de transmissão.

1º Sinal

O 1º sinal ocorreu às 18h16min do dia 28 de julho de 2006, uma quinta-feira. Pessoas que sintonizaram os primeiros sinais: Carlos Augusto Damin (Engº), Roberto dos Reis (Gauchinho), Lúcia Dalsolio, Carlos Domingos Piccoli (Bento Gonçalves), Antônio Luis Piccoli, Antonio Coloda, Ivo Pianegonda, Vilson Romitti, Cleber Guarese, Vanderlei Salvador (Bento Gonçalves), Lindonês Possamai (Bento Gonçalves, Luis Carlos (Caxias), Vicente Pellin (técnico, Antonio Prado), Luiz Celso Wunoff (Caxias), Gabriel dos Reis (S. Marcos), Taty (Farroupilha), Marilita Calgaro (Trav. Curuzu – Nova Pádua), Boby (cidade baixa – Bento Gonçalves) e Sirles Zanin (Nova Prata).

Troca de nome

Em um primeiro momento ainda em caráter experimental a rádio de chamou RS News. Mais tarde passou para Pop Show, porém precisou mudar devido o nome estar vinculado a um programa de TV – Super Pop, apresentado por Luciana Gimenez. Depois disso passou a chamar-se Viva, sendo parte da programação transmitida em rede com a Rádio Viva de Farroupilha e por último, há cerca de cinco anos, pela forma como foi constituída reunindo um grupo de amigos, foi batizada de Rádio Amizade

1º Transmissão

A primeira transmissão externa, ocorreu dia 10 de setembro de 2006 (um domingo), transmissão de jogos de futebol.

1º Balanço

Em 27/11/2001 o Conselho Fiscal apreciou o resultado financeiro do período. Conforme relatório, houve somente o resultado do valor aplicado de R$ 5.000 (cinco mil reais) do depósito proveniente dos instituidores correspondente a integralização do patrimônio. Também foi apreciada proposta orçamentária no valor de R$ 173.000,00 (cento e setenta e três mil reais) para o exercício de 2002. Tendo como principais atividades a serem realizadas: incentivo e instalação de Rádio Educativa; formação de biblioteca, discoteca e videoteca; produção de CDs e livros, promoção e apoio de atividades esportivas e culturais; desenvolvimento de campanhas educativas.

1º Evento

Escolha da Gata Pop Show

O evento foi realizado dia 14 de janeiro de 2007, no Pavilhão no Parque da Vindima Eloy Kunz. 13 candidatas se inscreveram para o concurso.

Tassiane Pereira Dias, moradora da localidade de Nova Roma foi escolhida a Gata Pop Show. Bárbara Calgaro Ignacio, representante do distrito florense de Otávio Rocha e Juliane Maiara Negrini do bairro São Pedro foram as princesas. Jaqueline Telles de Lima, moradora do bairro Pérola foi agraciada com a melhor torcida.

Diretoria atual

Presidente: Carlos Domingos Piccoli

Vice Presidente Marcos Dytz Piccoli

Diretor Administrativo: Daniel Reche

Diretor financeiro: Marcus Vinícius Sandrin Giordani

Conselho Fiscal

Antonio Coloda

Beatriz Piccoli Ramos

Lucia Dalsolio

Final

Esse é um breve relato da constituição da Rádio Amizade 89.1 FM, que após muita luta de um grupo de abnegados da comunicação, com esforços próprios, fazem a história do rádio em Flores da Cunha acontecer. Além dos idealizadores, um agradecimento especial aos ex-prefeitos Heleno José Oliboni (em memória) e Renato Cavagnoli, ao advogado Luiz Carlos Ferraz (em memória), ao engenheiro Carlos Augusto Damin e ao ex-deputado e ex-prefeito de Porto Alegre, José Alberto Reus Fortunatti. A todos nossa gratidão.