Grandes rachaduras foram identificadas em áreas críticas de Muçum, elevando a preocupação com possíveis deslizamentos. Uma equipe de topografia da empresa STE – Serviços Técnicos de Engenharia, em conjunto com a 11ª Superintendência Regional DAERRS/Lajeado, realizou uma vistoria detalhada no acesso secundário a ERS/129 e na ligação municipal entre Roca Sales e Santa Tereza.
Os problemas identificados incluem a existência de trincas de tração no talude da ERS 129 em Muçum, com áreas de 180,00 m² e 30,00 m² demonstrando riscos significativos de instabilidade. As condições climáticas recentes foram apontadas como possíveis fatores agravantes dessas trincas, aumentando o risco de separação do material do talude.
As rachaduras foram encontradas por moradores da localidade na semana passada, logo após o período de quantidade de chuva elevada registrada na região. Somente entre a sexta-feira, dia 17, e o sábado dia 18 e novembro ocorreram 13 deslizamentos sobre a rodovia estual no trecho que compreende os acessos entre os municípios de Arroio do Meio e Vespasiano Correa.
Detalhamento dos Problemas:
1. ERS/129 – Muçum: Foram identificadas trincas de tração, indicativas de um processo de descontinuidade no talude, com potencial de separação do material e risco de deslizamento.
2. Fatores Climáticos: As condições climáticas recentes foram apontadas como possíveis causas para o agravamento da situação.
3. Áreas de Risco: As áreas afetadas pelas rachaduras totalizam 210,00 m², com uma delas mostrando maior instabilidade.
Medidas Recomendadas:
• Monitoramento constante e inspeção do local.
• Bloqueio total do acesso nas áreas afetadas.
• Bloqueio parcial da rodovia ERS/129 em caso de chuvas, para garantir a segurança dos usuários.
• Comunicação com a empresa concessionária EGR para ações imediatas e definição de soluções.
Situação em Roca Sales – Santa Tereza
No acesso municipal Roca Sales-Santa Tereza, a situação também é preocupante. Foram observados pontos de erosão nos taludes, principalmente próximos ao Rio Taquari e à rede ferroviária federal. Recomendou-se a contenção dos taludes com técnicas de denteamento ou escalonamento e uso de material granular.
O relatório dos especialistas do DAER e do Exército Brasileiro destaca a urgência de medidas preventivas e reparadoras para evitar possíveis catástrofes. As autoridades locais estão em alerta e recomendam cautela aos moradores e usuários das vias afetadas.
Fonte: Agora no Vale