Caxias do Sul

Quem não usar máscara em Caxias do Sul pode ser multado em até R$ 90

Segundo o vice-prefeito Edio Elói Frizzo, a definição entra em vigor a partir de segunda-feira (4)

(Foto: Freepik/Divulgação)
(Foto: Freepik/Divulgação)

O vice-prefeito do município de Caxias do Sul, Edio Elói Frizzo (PSB), confirmou na manhã desta quinta-feira (30), durante entrevista concedida ao Jornal da Manhã da Jovem Pan Serra Gaúcha, que a partir da próxima semana o uso de máscara em locais públicos será obrigatório no município.

Segundo o vice-prefeito, a definição entra em vigor a partir de segunda-feira (4). Quem não utilizar a proteção poderá ser multado em até R$ 90,00. A fiscalização será feita pela Secretaria do Urbanismo, fiscalização sanitária e com auxílio da população.

Até o momento, em Caxias do Sul, o uso da máscara era obrigatório somente no interior de estabelecimentos comerciais, conforme determinado em decreto publicado no dia 17 de abril. Porém, a recomendação da prefeitura era de que a população também optasse pela utilização em locais públicos e transporte coletivo.

“Em um primeiro momento, existia uma recomendação do Ministério da Saúde de que as máscaras deveriam ser reservadas ao setor médico, que estava se preparando para o combate ao coronavírus”, afirmou Frizzo. “Na medida em que o Ministério começou a aceitar que a comunidade pudesse fabricar suas próprias máscaras, passamos a ter condições para que pudéssemos trabalhar essa ideia. Não só do fique em casa, mas também do, se você não puder ficar em casa, saia com sua máscara”.

Volta às aulas

Durante a entrevista, Frizzo também comentou sobre a volta às aulas em Caxias do Sul. Segundo o vice-prefeito, ainda não há uma data prevista, mas dificilmente as aulas retornarão antes de junho nas escolas municipais e estaduais.

Casas noturnas

Todos os eventos e casas noturnas seguem fechados por tempo indeterminado. O vice-prefeito relatou que ainda não é possível dar uma perspectiva para a reabertura das casas noturnas, pois segundo a equipe médica do município, Caxias do Sul ainda não atingiu o pico de contaminação.

Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (29), a cidade já soma 52 casos de Covid-19 confirmados, dos quais 32 já estão recuperados. Outros 16 pacientes aguardam o resultado dos exames.

Confira a entrevista na íntegra: