O arquiteto chinês Kongjian Yu, conhecido pelo desenvolvimentos das cidades-esponja, morreu em um acidente de avião na noite desta terça-feira (23), em Aquidauana, no Pantanal do Mato Grosso do Sul. A queda vitimou outras três pessoas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
As outras vítimas são Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, Rubens Crispim Júnior e Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietários da aeronave.
Kongjian Yu havia participado da Conferência Internacional do Congresso de Arquitetura e Urbanismo do Brasil 2025 como um dos principais palestrantes, entre 4 e 6 de setembro, em Brasília.
Segundo informações do Correio do Povo, o arquiteto era professor da Universidade de Pequim e fundador da Turenscape, escritório de design especializado em arquitetura paisagística, planejamento urbano e restauração ecológica. Além disso, era consultor do governo chinês.
O profissional ficou reconhecido mundialmente pela criação das cidades-esponja. O projeto foi desenvolvido para que as cidades possam absorver a água da chuva e evitar possíveis enchentes e desastres naturais. Mais de 70 cidades já foram beneficiadas com esse conceito.