Polícia

Quatro pessoas são presas em combate a crime de extorsão e sequestro, em São Leopoldo

Operação Tesla teve início após sequestro de empresário de 26 de dezembro de 2022, em Canoas

Quatro são pessoas são presas em combate a crime de extorsão e sequestro, em São Leopoldo
(Foto: Deic/Divulgação)

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou na manhã desta quarta-feira (22), uma nova fase da Operação Tesla. A investida acontece no contexto de repressão a um crime de extorsão mediante sequestro, ocorrido em 26 de dezembro de 2022. Até o momento, quatro pessoas foram presas.

Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão domiciliar. Aproximadamente 65 policiais civis participam da operação. As buscas ocorrem em imóveis na cidade de São Leopoldo, nos bairros Arroio da Manteiga, Campina, Scharlau, Feitoria e Duque de Caxias.

Origem das investigações

Um homem, de 31 anos, foi sequestrado no dia 26 de dezembro de 2022 por volta das 18h15min, em Canoas. Ele possui um comércio juntamente de seus familiares na cidade. Cerca de 45 minutos depois, os parentes receberam contatos por meio de WhatsApp. Naquele momentos, os suspeitos alegavam que estavam com a vítima e exigiram um valor de R$500 mil pelo resgate.

Com isso, os familiares se dirigiram inicial à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento da cidade. Entretanto, em virtude da natureza do crime e a necessária especialização para o assessoramento ao caso, foram encaminhadas para a 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos e Antissequestro, vinculada ao Deic.

Pouco mais de 24 horas após o sequestro, a especializada procedeu a localização do cativeiro, na cidade de Portão, por volta das 21h30min, resgatando a vítima e prendendo, nesse contexto, dois homens em flagrante delito. Em confronto armado, ocorrido durante o resgate do refém, outros dois homens foram feridos por disparos de arma de fogo e entraram em óbito no local.