Caxias do Sul

Quatro anos de espera: iniciam as obras de manutenção do muro do Colégio Imigrante, em Caxias do Sul

Empresa responsável prevê conclusão em 180 dias; quadra de esportes também será reformada

Quatro anos de espera: iniciam as obras de manutenção do muro do Colégio Imigrante, em Caxias do Sul
Foto: Arquivo Leouve

Foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (3) as obras de reconstrução do muro do Colégio Imigrante em Caxias do Sul. Aguardada há cerca de quatro anos pela comunidade do bairro Bela Vista, a manutenção vai consistir na remoção dos entulhos que se acumularam, a demolição do muro e realização de uma nova estrutura para a contenção da terra e, finalmente, a reconstrução do muro, que será sustentado por placas de concreto.

A quadra de esportes, que apresentou rachaduras no piso, também será reformada. Responsável pela obra, a empresa Inovare Design de Móveis, Construtora, Comércio e Serviços Diversos Ltda prevê a conclusão em 180 dias.

Longa espera

A manutenção do muro da instituição estadual de ensino, junto a Rua Professor Jerônimo Ferreira Porto, era uma demanda antiga da direção da escola, alunos e moradores locais. A situação precária da estrutura afetava, inclusive, o passeio público, e a vegetação se acumulava em meio aos escombros.

Em julho do ano passado, o Portal Leouve fez uma reportagem sobre o fato, que, até então, se alastrava por três anos. Na ocasião, o vereador caxiense Rafael Bueno (PDT) pediu providências, durante sessão da Câmara de Vereadores. O chefe administrativo da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Evandro Carvalho Bueno, relatou naquela oportunidade que quando a obra estava com ordem de início, a empresa responsável alegou defasagem nos valores dos insumos para fazer o muro e solicitou um reequilíbrio financeiro.

 

Além da liberação da calçada, da quadra de esportes e da segurança no local, a obra ainda proporciona a liberação do espaço utilizado aos finais de semana pelo grupo de escoteiros Baden Powell, que atua desde 1985 com jovens de 6 a 21 anos.

O deputado estadual Neri, o Carteiro, que solicitou a obra junto ao governo do Estado, em outubro de 2019, comemorou o início das obras. ” Mesmo com os atrasos devido à pandemia e desistência da empresa anterior, nós seguimos cobrando o Estado incessantemente. E agora, estamos felizes por ver essa demanda sair do papel e beneficiar a comunidade”, afirma o parlamentar.