Caxias do Sul

Quatro anos da Fluência Casa Hip Hop são celebrados no legislativo com o Prêmio Caxias

A honraria reconheceu a contribuição da associação, em favor da inclusão social e da cultura local

(Fábio Rausch/Câmara Caxias)
(Fábio Rausch/Câmara Caxias)

O palco para celebrar os quatro anos da Fluência Casa Hip Hop foi o plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul na noite de sexta-feira (25), onde foi concedido o Prêmio Caxias. A homenagem visa reconhecer a contribuição da associação em favor da inclusão social e da cultura local. Com a casa cheia de visitantes, o legislativo também recebeu diversas autoridades locais.

Proponente da solenidade, a vereadora Estela Balardin (PT) se manifestou a partir da tribuna. Para ela, o ato comprova que a cultura tem um fator de transformação social muito potente para crianças e adolescentes. Destacou que, por meio do projeto do hip hop, fica um exemplo de influência positiva junto a crianças e adolescentes. “A Zona Norte e a periferia estão representadas na Casa do Povo. Esse prêmio tem um peso muito grande. Significa a transformação do nosso meio, com a esperança de um mundo novo”, enalteceu.

Em seguida, o presidente da casa, José Dambrós (PSB) salientou que, na Fluência, educadores sociais mostram às crianças e adolescentes uma vida em sociedade, longe do perigo das drogas. “É onde a juventude se anima e gera uma crítica social que fortalece o próprio espaço de convivência”, observou. Ele mencionou como a associação fortalece a Zona Norte, que concentra 90 mil habitantes. Apontou para a promoção da dança, da música, da arte, do ensino da Língua Inglesa, entre outras iniciativas educacionais da instituição.

Após receberem das mãos do presidente Dambrós e da vereadora Estela o diploma e o troféu, que materializam o Prêmio Caxias, as coordenadoras da Fluência foram à tribuna. Franciele Minuzzo e Priscila Minuzzo se revezaram em agradecimentos. De acordo com elas, nesses quatro anos, a instituição tem viabilizado sonhos que se convertem em melhorias para a comunidade caxiense. Citaram os educadores e ativistas dessa cultura. Enfatizaram que muitas crianças, a partir do hip hop, encontram o seu espaço de poder. Priscila expressou sua alegria ao poder realizar um dos sonhos coletivo com a instituição. “Por falar em sonhos, hoje celebramos a realização do nosso. Há quatro anos concretizava-se um sonho que era idealizado em conjunto. Não só pelos integrantes que hoje formam e dão vida a nossa casa, mas também, por todos e todas que caminharam antes de nós. Que antes mesmo de sonharmos, já viviam e construíam a cultura hip hop como conhecemos hoje”.

“Tantos mestres, mentoras, educadores, fazedores e ativistas da cultura hip hop. Pessoas reais, com histórias reais, que muitas vezes tiveram seus nomes apagados, esquecidos, ou nem sequer mencionados nas histórias, mas que se tornam imortalizados nas letras de uma rima, nos passos de dança, num grafite ou na batida de um bit. E o mais importante, a cada criança que nasce na quebrada e através do hip hop que ocupa e encontra o seu lugar de poder dentro da sociedade”, completa Franciele.

A secretária municipal da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, transmitiu as saudações do prefeito Adiló Didomenico. Lembrou o próprio envolvimento no setor. Considerou que a Fluência consiste em referência para muitos lugares, que criaram coragem nessa responsabilidade social.

A Fluência Casa Hip Hop de Caxias do Sul existe desde 20 de maio de 2019, com sede no Bairro Santa Fé, na Zona Norte da cidade. A associação visa estimular a promoção da cultura hip hop, através da dança, do grafite, do DJ e do MC; valorizar a produção artística periférica; incentivar novas trajetórias artísticas; valorizar e difundir os elementos originários da cultura hip hop.

No momento, o Espaço Cultural Mário Crosa do Legislativo está sediando a mostra Hip Hop em Cores. A exposição divulga artistas locais com obras, elaboradas a partir de técnicas de grafite, pintura, tinta acrílica e sprays. Até o próximo dia 4 de setembro, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, acontece a visitação gratuita.

Entre outras autoridades, também se fizeram presentes à homenagem de hoje a deputada federal Denise Pessôa (PT) e a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Geórgia Tomasi.

Informações: Câmara de Vereadores Caxias do Sul

Fotos: Alice Corrêa/Grupo RSCOM