Farroupilha

Quadrilha do conto do bilhete premiado é alvo de ação em quatro cidades do RS

Foto: PC/RS
Foto: PC/RS

Uma organização de estelionatários, envolvida com o golpe do “conto do bilhete premiado”, foi alvo na manhã desta sexta-feira, dia 4, da Polícia Civil. Vinte e um mandados judiciais de prisão preventiva e temporária foram cumpridos, além de outros 26 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Passo Fundo, Porto Alegre, Farroupilha e Bom Progresso. O prejuízo contra as vítimas, na maioria mulheres idosas, é estimado em mais de meio milhão de reais.

A investigação durante oito meses foi conduzida pela 1ª DP Pelotas, sob comando do delegado Gustavo Pereira. A quadrilha é originária de Passo Fundo. Ao menos 13 golpistas já foram detidos. Veículos usados pelos criminosos foram recolhidos, além de um pé de maconha, entre outros.

“Em regra, a vítima é abordada por um golpista que se faz passar por uma pessoa humilde e que teria um bilhete premiado em mãos. Após a abordagem inicial, entram em cena os demais golpistas que confirmam a premiação e convencem a vítima a transferir valores, a título de garantia para o recebimento de parte do prêmio”, explicou o titular da 1ª DP Pelotas.

Além das prisões, a Polícia Civil solicitou ao Poder Judiciário o bloqueio de diversas contas bancárias dos criminosos. A operação contou com o apoio, durante o trabalho investigativo, da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo. Os golpistas devem responder pelos crimes de estelionato e organização criminosa.