A expectativa para a 140ª Festa de Santo Antônio que tem encerramento quarta-feira, 13 de junho em Bento Gonçalves é que em torno de vinte mil pessoas participem das atividades.
Nascido em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195, Fernando Antônio de Bulhões, Santo Antônio de família nobre e rica, era filho único do oficial do exército de Martinho de Bulhões. Antônio gostava de estudar, de ficar mais recolhido e teve sua formação em meio ao cumprimento funções litúrgicas na Catedral de Lisboa.
Santo Antônio passou maior parte de sua vida na Itália em Pádua, região do Vêneto, daí o fervor dos Italianos no Santo, principalmente, os originários do Vale Trentino e Vêneto que imigraram para o Brasil e trazendo junto suas crenças católicas.
Nas diversas igrejas na região da Serra Gaúcha é comum encontrar a imagem de Santo Antônio. Conforme o Padre Ricardo Fontana da Igreja de Santo Antônio muitas cidades desejavam ter o Santo como Padroeiro, mas Bento Gonçalves foi escolhida.
Até mesmo a cidade de Farroupilha que possui tradição na festa de Nossa Senhora de Caravaggio fez sua escolha após Santo Antônio tornar-se padroeiro de Bento Gonçalves.
Durante a programação da 140ª Festa de Santo Antônio foram cumpridas 38 visitas, sendo a última em Farroupilha. No dia 13 de junho, feriado em Bento Gonçalves, a programação começa as 6h com alvorada festiva e repicar dos sinos e as 7h missa celebrada pelo Reitor do Santuário de Caravaggio, Padre Gilnei Fronza mas, é na missa campal que será rezada em frente a igreja e na procissão pelas ruas do centro da cidade que são esperados o maior número de fiéis.
Na missa de Ação de Graças, as 18 horas, que será celebrada pelo Padre Henrique Fontana, haverá apresentação dos Casais Festeiros de 2019 que irão preparar a 141ª edição da Festa de Santo Antônio.
Na secretaria da igreja uma caixa reserva espaço para os diversos pedidos a Santo Antônio, desde saúde, superação de problemas e, principalmente, pedidos ligados a namoro ou casamento, justificando a fé no santo casamenteiro.
As situações que estimularam a crença popular do Santo arranjar casamento são diversas, uma delas é de uma moça pobre que desejava casar-se mas não tinha o valor do dote para repassar aos pais do noivo, tradição da época.
Santo Antônio, ao invés de distribuir donativos naquele dia, reuniu o valor do dote e atirou para dentro do quarto da menina.
Há quem coloque a imagem do Santo dentro dágua de cabeça para baixo, prometendo retirá-lo após a conquista da promessa.
Na igreja de Santo Antônio diversas obras com a imagem do Santo estão em exposição mostrando suas passagens e a crença da população.
Confira a Programação do 13 de junho de 2018
06h – Alvorada Festiva com Repicar dos Sinos no Santuário e em todas as Comunidades.
07h – Missa no Santuário: Celebrante – Reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio – Padre Gilnei Fronza
08h30min – Missa no Santuário: Celebrante – Pároco da Paróquia Pio X – Padre Izidoro Bigolin
10h – Missa no Santuário: Celebrante – Bispo Diocesano de Cruz Alta – Dom Adelar Baruffi
12h – Almoço Festivo no Salão Paroquial (ingresso a R$ 50 na secretaria paroquial ou com festeiros)
15h – Missa Solene Campal, presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, seguida de Procissão pelas ruas centrais.
18h – Missa de Ação de Graças, presidida pelo pároco Pe. Ricardo Fontana e Apresentação dos Casais Festeiros de 2019.
Durante o dia festivo haverá bênção individual da saúde com Freis Franciscanos e distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio.
FESTEIROS 2018
Horacio Elbio Forni Castilho e Maria del Rosário de Léon de Forni
Jaime Slodkovski e Leonice do Nascimento
Marcelo Dall’Onder Michelon e Caroline Carraro Michelon
Nilzo Frare e Maria Petronilda Frare
Rui Bellé e Simone Pegoraro Bellé
Sérgio De Toni e Marilene Tomasin De Toni
REDES SOCIAIS
Durante o dia, serão postados no Facebook.com/paroquiasantoantoniobg as notícias e fotos do evento, feitas pela Pastoral de Comunicação.
EXPOSIÇÃO DA MOSTRA CENTENÁRIA
No interior do Santuário acontece a exposição das obras (quadros e esculturas em madeira). Dentre elas, destaca-se o quadro da primeira igreja, construída em 1876 e a escultura de Aleijadinho, de 1730.
RECANTO SANTO ANTÔNIO
O Recanto Santo Antônio está sendo complementado com as imagens da trezena permanente e de uma belíssima escultura. Estas obras, em terra cota, são da artista plástica caxiense Daniela Ribeiro.