Comportamento

Psicóloga fala sobre a importância do planejamento diário

Especialista explica como a falta de constância pode afetar a saúde mental e o cumprimento de metas diárias

(Foto: pexels)
(Foto: pexels)

Os primeiros meses do ano trazem uma sensação de recomeço. Com isso, surgem inúmeras expectativas. No entanto, conciliar os desejos com as ações, nem sempre é tão fácil. Logo, os dias passam e quem chega é a frustração, além de uma carga emocional cheia de culpas por não ter realizado as metas do começo de ano.

O planejamento diário é uma das dicas que podem auxiliar nesse processo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Indiana, planejar o dia pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, além de aumentar a sensação de controle sobre as tarefas e responsabilidades do dia.

A psicóloga comportamental e vice-reitora acadêmica do  Centro Universitário da Serra, Uniftec, Debora Frizzo, de Bento Gonçalves, explica que a disciplina e pequenas mudanças diárias, são o caminho para conseguir êxito nos planejamentos.

“Nosso planejamento de metas para o futuro é um item fundamenta para a saúde mental. Pessoas que fazem isso estão colaborando com sua saúde psicológica. No entanto, precisamos ter cuidado para que esses planos não virem, em curto espaço de tempo, uma fonte de frustração. O segredo para uma meta ao invés de provocar esse revés de motivação possa ser uma fonte de crescimento, está no tipo de metas. As metas devem ser viáveis, pequenas e modestas, para um curto espaço de tempo. Muito cuidado com metas grandiosas e até mesmo encantadoras, porém impraticáveis. A receita para não ficar ansioso é diminuir esses objetivos, tornando-os diárias”, explica.

Na contramão da disciplina está a procrastinação, que afeta milhares de pessoas gerando prejuízos significativos, inclusive, na qualidade de vida. A especialista destaca que para mudar este comportamento, é necessário aplicar constância nas atividades.

“Tenha uma agenda, um planner ou alguma aplicativo que possa te ajudar nesta organização. Chega domingo de noite, já organiza a sua semana e tarefas. Na segunda-feira, já dá um cheklist nas atividades que foram cumpridas. Use recursos que lhe ajudem a ser disciplinado diariamente. A disciplina e a constância são palavras mágicas. Quando mais disciplinada eu sou, mais eu consigo colocar em pratica minhas pequenas metas e, assim, menos ansioso eu vou ficar”.

Felizmente, há maneiras simples de incorporar o planejamento diário em nossas rotinas. Outra dica é também incluir pequenas pausas para relaxar e praticar atividades que promovam bem-estar, como meditação ou exercícios. Por fim, é importante lembrar que a ação está a frente da vontade. A psicóloga destaca que o segredo é não esperar ter vontade de fazer algo para começar a planejar e colocar em prática hábitos saudáveis. Ao incorporarmos o planejamento diário em nossas rotinas, estamos dando um passo importante em direção ao nosso bem-estar, como um todo.

Confira a reportagem em vídeo: 

Saiba mais
Entenda como acontecem as hérnias inguinais