Caxias do Sul

Próximo do final da campanha nacional, Caxias do Sul não atinge meta de vacinação contra a poliomielite

Expectativa era de vacinar 95% do público-alvo

(Foto: Samuel Maciel/Divulgação)
(Foto: Samuel Maciel/Divulgação)

Há dois dias do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, Caxias do Sul não atingiu a meta de vacinação. Até o momento, 15.903 doses foram aplicadas, número que compreende 62,94% do público-alvo. Conforme a administração municipal, a meta era de 95%, vacinando 25 mil crianças.

A campanha, que já foi prorrogada duas vezes devido à baixa cobertura, segue até o dia 21 de outubro no município, assim como a de multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A médica pediatra e diretora técnica de Atenção à Criança e ao Adolescente, Débora Mosca Fernandes explica a importância de os pais e responsáveis levarem as crianças para receber o imunizante contra a poliomielite.

“Com essa baixa adesão à campanha de vacinação a gente tem o risco dessa doença retornar ao Brasil. E é uma doença muito grave. Como é uma doença que não temos há muito tempo, as pessoas não tem noção da gravidade, ela pode levar a morte, pode provocar problemas neurológicos irreversíveis, entre eles a paralisia dos membros inferiores, problemas de deglutição, de fala”, explanou. A poliomielite está erradicada no país desde os anos 1990.

Caxias do Sul iniciou a campanha de vacinação contra a poliomielite em 8 de agosto. A Secretária Municipal da Saúde realizou divulgações nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três mutirões em sábados, campanhas nas escolas, e mais recente na Feira do Livro. Além, claro, de durante o Dia das Crianças em 12 de outubro.

Vacinas

Mesmo assim, aqueles que não levaram as crianças para receber o imunizante pode fazer fora do período de campanha. A vacina da poliomielite pode ser feita oral e também injetável, confira o serviço abaixo.

  • 1 a 4 anos: todos devem receber a vacina oral, mesmo que já tenham recebido a gotinha.
  • Menores de 1 ano: somente crianças com a vacina injetável em atraso (menores de 1 ano não fazem vacina oral)
  • Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente: menores de 15 anos de idade que tenham vacinas de rotina em atraso.

Vacina da poliomielite na Serra Gaúcha

Em outras cidades da Serra Gaúcha os números da vacinação contra a poliomielite tiveram números superior aos de Caxias do Sul. Bento Gonçalves, por exemplo, imunizou 5.819 crianças, um alcance de 109% conforme a administração municipal. Outra localidade que bateu a meta foi Flores da Cunha, com 100% e 1.365 vacinas aplicadas.

Em Farroupilha, cidade com pouco mais de 73 mil habitantes, a cobertura vacinal foi de 71,7% de acordo com os últimos dados divulgados. Carlos Barbosa, por sua vez, chegou aos 87%.

No Rio Grande do Sul e Brasil

Conforme levantamento divulgado pelo Governo do Rio Grande do Sul na última segunda-feira (17), 400.229 doses aplicadas no estado, atingindo 72,27% do público-alvo. No Brasil, foram aplicadas 7.607.661 doses até a mesma data.