
Pela segunda semana seguida os exames práticos para a obtenção da carteira de motorista foram suspensos em Caxias do Sul devido à greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Desde última segunda feira, dia 27, os servidores realizaram manifestações em diversas cidades do Estado, e permanecem “estado de greve”.
Os examinadores não estão se deslocando para as cidades do interior, mas a principal reclamação de diretores dos CFCs é que não existe um aviso prévio se vão ocorrer as provas ou não, assim muitos alunos se deslocam para os locais, e ficam sem realizar os exames práticos.
A categoria afirma que está a oito anos sem recomposição salarial e reivindica outras pautas em relação as condições de trabalho e plano de carreira. Somente em Caxias do Sul mais de 100 pessoas foram prejudicadas nesta segunda-feira, dia 4, pelo cancelamento das provas práticas nas categorias A e B.
Além disso, conforme os CFSs, existe uma demanda reprimida devido ao Covid-19, o que ocasiona uma espera superior a 60 dias para agendamentos das provas práticas e teóricas em todas as regiões do Estado.