Lideranças do movimento negro, do povo nordestino e de partidos políticos realizam na manhã desta quinta-feira (2) um manifestação na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
O ato ocorre após as falas racistas do Vereador Sandro Fantinel, que ofendeu o povo baiano durante a sessão da última terça-feira (28), ao comentar a operação da polícia no resgate ao trabalhadores em situação análoga a escravidão, em Bento Gonçalves.
O ato teve início as 8h em frente a Câmara de Vereadores, e posteriormente com tambores, cartazes e bandeiras os manifestantes ingressaram no plenário do legislativo caxiense. O vereador que foi expulso pelo partido ( Patriotas), não está presente na sessão desta quinta-feira (2).
Foram protocolados quatro pedidos de cassação ( pelos partidos PT e Patriotas, além do Ministério Público do Rio Grande do Sul/Bahia e pelo ex-vice-prefeito Ricardo Fabri), também foi apresentado uma solicitação de investigação na comissão de ética pelo PDT.
Informações da sessão
*A sessão foi suspensa ( por volta das 8h45) por pelo presidente Zé Dambrós, para reunião entre os parlamentares. Na ordem dia está a discussão e votação da abertura de processo de admissibilidade de cassação do vereador Sandro Fantinel, após solicitação do eleitor e ex-vice-prefeito Ricardo Fabris.
*Os trabalhos foram retomados por volta das 9h25min, com leitura do ofício de expulsão do vereador pelo partido Patriotas, e a dissolução da bancada partidária. Logo em seguida, o Partido dos Trabalhadores retirou o pedido de investigação (por inconformidade jurídica), assim, outros quatro pedidos devem se analisados.
*Os trabalhos foram suspensos novamente por volta das 9h35 mim, para a chegada do ofício do PT, retirando a solicitação.
*Os trabalhos foram retomados, as 9h57min, com a leitura de todos os pedidos de cassação contra a parlamentar ( foi decidido que todos as solicitações vão ser votados em conjunto e não de forma individual).
Acompanhe a sessão da Câmara de Vereadores