Quem perdeu seus documentos pessoais ou teve eles roubados durante o Carnaval pode solicitar a proteção gratuita na Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias). O serviço “SPC Alerta de Documentos” ajuda a evitar possíveis clonagens e riscos de fraudes, já que os estabelecimentos comerciais são informados do problema e podem inibir transações.
O gerente de marketing da CDL Caxias, Joel Ribeiro, explica como funciona o serviço. “A CDL registra essa informação no seu banco de dados somente com o boletim de ocorrência e um documento que comprove a identidade. Então o primeiro passo é relatar o ocorrido em um boletim de ocorrência (B.O), que pode ser feito pelo site da Polícia Civil ou presencialmente. O segundo passo é vir presencialmente na CDL, com o B.O e um documento, que a gente emiti esse alerta no nosso banco de dados, que é o SCP Brasil”, salienta Joel.
Após realizar a proteção, o sistema gera um alerta, que fica cadastrado no CPF da pessoa. De acordo com Joel, os registros de perdas, furtos e extravios ocorrem em grande quantidade após festas e comemorações populares. “A média mensal gira em torno de 45 ocorrências deste tipo, que normalmente se intensifica em períodos de férias ou carnaval, onde tem mais acumulo de população”, ressalta.
O atendimento na CDL Caxias ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h50 e das 13h10 às 18h, no Palácio do Comércio (Rua Sinimbu, nº 1415, Centro).