Emprego e Carreira

Prorrogada as inscrições para vagas de trabalho no Censo Demográfico de 2022 do IBGE

Foto: Acervo IBGE
Foto: Acervo IBGE

Em todas as cidades do Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está contratando pessoas para trabalhar na coleta de dados do Censo Demográfico de 2022. Em Caxias do Sul são mais de 513 vagas, disponíveis para recenseador e de agente censitário supervisor (ACS).

Recenseador são aqueles que visitam as residências, coletando as informações do censo, batendo em todas as casas e apartamentos. E, os agentes censitários são aqueles que vão fazer, de modo geral, a supervisão deste trabalho. As inscrições para as vagas foram prorrogadas até esta sexta-feira (21), às 16h. O cadastro pode ser feito através do site da Fundação Getúlio Vargas. As vagas tem pré-requisitos, como por exemplo, o agente precisa ter mais de 18 anos e ensino médio completo. Haverá uma prova no dia 10 de abril para a seleção.

O coordenador de Área IBGE – Agência Caxias do Sul, Clademir Guielcer de For, explicou a importância do Censo Demográfico.

“O Censo Demográfico é a pesquisa mais fundamental pro trabalho de diversas instituições, também para informações que servem até o público em geral, da sociedade em geral, empresas privadas, diversidade em geral. Então, tem muitas pessoas que acham que é pro governo fazer uma certa política pública, claro, muito serve pra isso, mas também serve pra toda a sociedade. Investimentos que as pessoas querem fazer em determinada área, naquele município, bairro, quantas pessoas existem. Por exemplo, agora com a vacinação infantil, a gente não sabe quantas crianças têm, não tem essa informação porque o último censo foi em 2010. Serve para diversas áreas.”

Guielcer comentou sobre a remuneração do profissional contratado temporariamente. Segundo ele, o interessado pode fazer uma simulação no site do IBGE.  O trabalho pode ser usado como uma renda extra, já que a pessoa pode escolher o horários e dias trabalhados. O órgão entregará ao funcionário uma identificação, colete e um equipamento eletrônico para coletar os dados. Além disso, determinará uma área, contando algumas quadras, para a visita.

O coordenador do IBGE de Caxias tranquilizou a população sobre o recebimento dos profissionais e a distribuição dos dados apresentados.

“ A População pode ficar bem tranquila que todos os dados fornecidos ao IBGE são sigilosos, são protegidos por lei, o IBGE não pode liberar essas informações, por exemplo, nem pra justiça, nem pra Receita Federal, então não tem como nenhum destes outros órgãos conseguir os dados do IBGE. Nunca houve nenhum vazamento de dados. Todos os funcionários assinam um termo de responsabilidade, não podem individualizar informação. Para divulgar também o IBGE não individualiza, sempre de formas estatísticas. Ao receber o residenciador ele vai identificado, com crachá e mesmo assim haverá telefones que a pessoa pode conferir se é mesmo um residenciador. Também tem uma outra questão que ele não precisa entrar na casa, pode conversar do portão, da calçada, ele não vai conferir nada, apenas conversar.”

Confira a tabela com a quantidade de vagas nos municípios de abrangência do IBGE de Caxias do Sul. VAGAS RECENSEADOR CD2022. 

Ainda não foi definido a data de inicio para a coleta do Censo. Entretanto, será no segundo semestre de 2022.