A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) está realizando visitas técnicas a propriedades de agricultores familiares de Caxias do Sul interessadas em obter a designação de vinícola colonial. O trabalho é acompanhado por profissionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Emater. Juntos, eles orientam os agricultores sobre os requisitos mínimos e documentação necessária para a regularização das vinícolas. Já foram realizadas sete visitas e, na próxima semana, estão previstas mais duas.
Para se enquadrar, no mínimo 70% das uvas devem ser provenientes do próprio imóvel rural do agricultor familiar e a produção máxima anual deve ser de até 20 mil litros de vinho. Uma legislação com regras mais apropriadas para a realidade de empreendimentos com esse perfil passou a vigorar por meio da Lei nº 12.959/2014, conhecida como Lei do Vinho Colonial, que alterou a Lei nº 7.678/1988, denominada Lei do Vinho.
A Lei do Vinho Colonial permite que o produtor rural torne a sua produção regularizada sem a necessidade de criação de uma empresa e de sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), simplificando o processo de formalização. Para que isso ocorra, é necessário o registro do empreendimento e dos produtos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o atendimento aos demais critérios previstos na legislação. No Rio Grande do Sul, é necessária a participação no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), cujo objetivo é regularizar a atividade das agroindústrias familiares.
O trabalho dos técnicos é concomitante com a mobilização em torno de mais um Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes, lançado nesta semana (leia mais no link abaixo). “Acreditamos que o momento é propício para incentivar todo tipo de melhoria ou inovação no segmento da vitivinicultura, oferecendo ao produtor rural meios de planejar e implementar sua produção, com vistas também ao enoturismo e à permanência dos jovens no meio rural”, afirma o diretor técnico de gestão da Smapa, Fernando Vissirini Lahm dos Reis.
Vitivinicultores interessados em receber uma visita técnica podem entrar em contato com a Smapa pelo telefone (54) 3290-3804.
26° Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes é lançado em Caxias do Sul
O 26º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul foi lançado oficialmente na quarta-feira (19/07), na Vinícola Grutinha, na 3ª Légua. O local foi escolhido a partir da proposta de promover eventos itinerantes do concurso nas cantinas, instituída no ano passado. O evento reuniu representantes das vinícolas, profissionais do segmento, patrocinadores e convidados. O concurso é promovido por um comitê organizador, formado por representantes das cantinas, Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).
Participam da 26ª edição 39 empresas caxienses (lista abaixo). Elas concorrem a Troféus Grande Ouro, Ouro, Prata, Bronze e Pipa Destaque, que serão entregues em setembro durante jantar dançante no Salão de São Romédio. As cantinas premiadas conquistam o direito de comercializar seus vinhos, sucos e espumantes com o selo do concurso, agregando valor aos produtos.
A edição 2023 registra número recorde de amostras: são 295 no total. Foram criadas novas categorias, a partir da subdivisão dos vinhos de variedades viníferas engarrafadas em tinto, rosé e branco. Até 2022 havia uma única categoria de vinhos engarrafados. As demais categorias são vinhos de mesa (branco, rosé e tinto), vinhos de variedades viníferas (branco, rosé e tinto), vinho suave, suco de uva e espumante (brut e moscatel).
Representando a família anfitriã, o empresário Márcio Sirtoli, da Vinícola Grutinha, deu as boas-vindas. Em seguida, Douglas Santini, da Vinícola Santini, falou em nome do comitê organizador. Ele agradeceu a todos que contribuem para a realização do concurso e anunciou a novidade desta edição: o investimento em Marketing. “O comitê organizador contratou a agência Sacramento Brandmarketing, que trabalhará na promoção do concurso nas redes sociais, atendendo a uma antiga demanda das próprias vinícolas”, afirmou.
O secretário da Smapa, Rudimar Menegotto, destacou o objetivo do concurso. “Esta importante ação existe para valorizar e divulgar o trabalho dos vitivinicultores de Caxias do Sul. Na grande maioria, as vinícolas são familiares e cada vez mais buscam a inovação e a melhoria na qualidade dos produtos”, ressaltou. Menegotto frisou ainda que, apesar da grande produção de hortigranjeiros, a uva segue sendo o cultivo mais expressivo do Município (cerca de 70 mil toneladas/ano).
O Prefeito Adiló Didomenico cumprimentou todos os envolvidos, desde cantinas, enólogos e servidores ao apoio. “Sabemos que este concurso vem motivando a melhoria constante da qualidade dos vinhos, sucos e espumantes, com auxílio de pesquisadores, técnicos e profissionais do segmento”, destacou. Ele também elogiou o caráter itinerante dos eventos nas vinícolas, o que permite que mais pessoas conheçam o dia a dia da atividade.
A próxima etapa será a degustação, na semana que vem, quando as amostras serão avaliadas por um time de 27 profissionais especializados no Centro de Eventos da Festa da Uva. O Concurso Melhores Vinhos de Caxias do Sul foi promovido pela primeira vez em 1998, dentro do Programa de Revitalização da Vitivinicultura. Foi um dos pioneiros, criado para fomentar a produção das vinícolas caxienses, valorizar o segmento e divulgar os produtos.
A edição 2023 também tem número recorde de patrocinadores: Boccati, Sicredi Pioneira, HCA, Verallia Brasil, Agência Sacramento Brandmarketing, Agrimar, Grupo Embasul, Luvison, Trianon, Vêneto Mercantil, Microsal, Amazon, Tuttovino, Facchin, Acqua Bella, Biotecsul, DHC Embalagens, Açúcar D’Itália, Ever Brasil, MA Silva, Metiq, Moschen Seguros, Panizzon Plásticos, Prop Caixa, Superflexo, Dety Higiene Eficiente, Grafimax e Metagraf.
Participantes do XXVI Concurso
- Cantina de Vinhos Santa Cecília
- Cantina de Vinhos Zanella
- Cantina Finn
- Cantina Tonet
- Casa Onzi Indústria Vinícola
- Empresa Brasileira de Vinificações (EBV)
- Ernesto Zanrosso Ind. de Vinhos
- Granja do Vale (Vinícola Zanrosso)
- Ind. e Com. de Vinhos Rossatto
- Vinhos D’Motter (Irmãos Motter)
- Itália Granja e Vinícola
- Lizot Indústria de Vinhos
- Lovatel Indústria Vinícola
- Rudimar Luis Formolo
- Santini Ind. Vinícola
- Vinha Solo
- Vinhos Bampi
- Vinícola Don Giácomo
- Vinhos Don Severino
- Vinhos Sabor da Serra
- Vinícola Arbugeri
- Vinícola Casa Motter
- Vinícola Conceição
- Vinícola Don Affonso
- Vinícola Genuíno Valentini
- Vinícola Grutinha
- Vinícola Guerra
- Vinícola Lorandi
- Vinícola Michelon
- Vinícola Pagliosa
- Vinícola Pozzan
- Vinícola São Luiz
- Vinícola Sartori (Sadi Sartori & Filhos)
- Vinícola Tizatto
- Vinícola Tonela
- Vinícola Waldemar Milani
- Vinícola Família Longo
- Samuel Biasibetti
- Henrique Carlos Tonietto