Eleições

Propaganda Eleitoral gratuita reinicia dia 13 no Rio Grande do Sul

Propaganda

As Coligações PARA DEFENDER E TRANSFORMAR O RIO GRANDE, que representa o candidato Onyz Lorenzoni (PL), e UM SÓ RIO GRANDE, de Eduardo Leite (PSDB) que disputam o segundo turno das Eleições 2022 para Governador no estado, apresentaram um pedido à Justiça Eleitoral gaúcha para que a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão tenha seu reinício no dia 13 de outubro, quinta-feira.

O Calendário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê que o reinício pode se dar a partir da sexta-feira seguinte ao primeiro turno que, neste caso, é dia 7 de outubro.

A decisão foi comunicada às emissoras de rádio e televisão e à Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT).

Importante destacar que esta decisão refere-se apenas à propaganda para o cargo de Governador, uma vez que a propaganda para o cargo de Presidente da República tem caráter nacional, cabendo ao TSE a sua condução.

Neste caso, a Propaganda Eleitoral Gratuita inicia nesta sexta-feira (7) e segue até o próximo dia 28. Na televisão, o guia será veiculado de segunda a sábado, das 13h às 13h20 e das 20h30 às 20h50.

Já no Rádio, a propaganda será exibida das 7h às 7h20 e das 12h às 12h20, também de segunda a sábado.

Em todos os casos, o guia inicia com as campanhas dos candidatos à Presidência e, na sequência, são exibidas as campanhas concorrentes ao Governo do Estado.

Maiores informações sobre o Horário Eleitoral Gratuito estão disponíveis na página do TRE-RS.