O projeto elaborado pela secretaria de Planejamento de Farroupilha e que servirá de base para a construção do Escritório de Inovação do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS (Zenit) em Farroupilha foi apresentado nesta quinta-feira (29). A arquiteta e urbanista, Samila Balbinot e a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, Tainara Chiele idealizaram o empreendimento. Agora, a Universidade, baseada na proposta inicial desenvolverá o anteprojeto até 1º de novembro.
O projeto prevê inicialmente que o Escritório de Inovação terá acesso principal pela Avenida São Vicente, com sistema de mobilidade composto por via de veículos, apenas para os usuários do Parque, ciclovia e caminhos para pedestres.
O edifício possui quatro pavimentos, cada um com área aproximada de 2.100,00m² e um subsolo de estacionamentos e infraestrutura de abastecimento, totalizando um empreendimento de 10.000,00m² de área construída.
O local é composto por centros de pesquisas, laboratórios, salas para cursos de extensão, com capacidade total para 312 alunos e instalação de startups.
Também estão previstos espaços de estar, convívio e descontração; restaurante e bar; auditório com capacidade para até 250 pessoas; salas para parceiros; containers que funcionarão como estruturas para pesquisas móveis; central de drones, salas de co-working e espaço Marco Zero.