Projeto-piloto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) instalou dois contêineres de metal na Avenida Dante Marcucci, em Fazenda Souza, interior de Caxias do Sul . O material está em fase de testes nos equipamentos. Além do distrito, outros equipamentos amarelos de metal estão sendo instalados em pontos de maior incidência de vandalismo na cidade. O contêiner de metal custa o dobro do de plástico, em média R$ 4 mil.
Ao todo, foram instalados quatro equipamentos na avenida no modelo usado normalmente. A via é a primeira do interior do município a receber contêineres para o descarte de resíduos orgânicos e seletivos.
A iniciativa também faz parte de um projeto-piloto da pasta e da Codeca para reduzir os descartes irregulares naquela comunidade. A coleta segue ocorrendo normalmente, às segundas-feiras (seletivo e orgânico) e na sexta-feira (orgânico) e os moradores das vias adjacentes permanecem descartando seus resíduos nas suas lixeiras em frente de casa.
Há tempos a Semma e a Codeca estudam a viabilidade do metal para conter os atos de vandalismos nos de plástico. No ano passado, 133 contêineres amarelos foram queimados pela cidade, em um prejuízo para a população de mais de R$ 260 mil.
O projeto-piloto de Fazenda Souza tem prazo de duração de três meses. “Durante este período iremos avaliar o desempenho dos contêineres e da população em seu uso. E também vamos acompanhar a funcionalidade do contêiner de metal que é um dos nossos projetos contra o vandalismo“, informa a presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi.