Comportamento

Projeto para combater a evasão escolar e a violência contra criança será implementado em Caxias

Comandado pela Associação Mão Amiga, o projeto piloto coordenado pelo Ministério da Mulher, da família e dos direitos humanos ficou em primeiro lugar entre outras quatro cidades do país

(Foto: Isa Severo/Grupo RSCOM)
(Foto: Isa Severo/Grupo RSCOM)

Caxias do Sul será uma das primeiras cidades brasileiras a sediar o programa piloto nominado como: Vem Viver – juntos pela proteção da vida, que será implementado pela Associação Mão Amiga.

O objetivo é fortalecer a garantia do direito à vida e reduzir a violência contra criança e adolescentes no Brasil. O projeto é coordenado pelo Ministério da Mulher, da família e dos direitos humanos e pela Secretaria Nacional dos direitos da Criança e do Adolescente em parceira com o PNUD/ONU.

O projeto foi apresentado ao prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, nesta quarta-feira (10). Para ele, o programa tem muito a agregar nas ações que já estão em andamento em Caxias e futuramente a nível nacional.

“Caxias figura entre as cinco cidades escolhidas pelo Governo Federal para implantar esse programa. Isso já demonstra a dimensão e o tamanho desse programa que seguramente será um embrião para depois ser implantado a nível nacional…vai dar muito trabalho, mas que os frutos deles nós vamos perceber ali adiante principalmente protegendo os nossos jovens através do diagnóstico, da pesquisa da identificação para que nós possamos evitar a evasão escolar, a letalidade infanto- juvenil e tantos outros problemas”, disse Adiló.

Caxias do Sul ficou em destaque entre as cidades de Salvador, Brasília e Rio de Janeiro que também implementarão o projeto. São 13 pessoas, incluindo pesquisadores focados em integrarem as metodologias que já ocorrem na cidade.

O presidente da Associação Mão Amiga, Frei Jaime Bettega, falou sobre o trabalho árduo em preparar a proposta ao Ministério, mas a satisfação no reconhecimento de serem selecionados. As atividades em primeiro momento devem ser direcionadas a questão da evasão escolar. Preparando professores, crianças, adolescentes, famílias e a comunidade.

Foram identificadas 11 escolas, estaduais e municipais, da região norte e sul de Caxias do Sul que apontaram um aumento no número de evasão. Segundo informado pelo prefeito, dados indicam que cerca de mil alunos saíram das escolas.

“Todas as atividades elas têm um cenário. O cenário é a evasão escolar, que aqui na nossa cidade ela tem o nome de busca ativa. É identificado quem é o aluno que não está retornando para a escola ou que evadiu tanto na rede estadual, quanto municipal. São escolas que já estão dentro desse cenário onde se tem a evasão escolar e se tem também a violência infanto-juvenil. Então essas 11 escolas nos foram dadas, indicadas pela Secretaria Municipal de Educação e pela 4ª coordenadoria de educação. Isto é, que corresponde pela educação do ensino estadual aqui na nossa cidade”, explicou Frei Jaime.

O projeto deve ser apresentado oficialmente à comunidade no dia 24 de novembro no UCS Teatro.