O próximo encontro público do projeto Farroupilha 20/40, irá debater a assistencial social e como ela garante as necessidades básicas à população por meio de ações da iniciativa pública e da sociedade. O evento será no dia 25 de julho, às 14h no Salão Nobre da Prefeitura. A entrada é franca e oferece certificado de participação para quem desejar.
O evento terá como tema o Sistema Único de Assistência Social – SUAS: Possibilidades e Limites, que será abordado pela assistente social e professora da PUCRS, que tem pós-doutorado pela Universidade do Porto, Portugal, Berenice Rojas Couto. O principal objetivo do Encontro é escutar as demandas da comunidade sobre o assunto, uma vez que os participantes poderão se manifestar pessoalmente.
De acordo com a coordenadora do subeixo, a Assistente Social Mára Macena de Oliveira, as políticas de assistência social devem estar em permanente processo de construção e evolução, com o propósito de atender às demandas das pessoas que dela necessitarem.
“Essa construção é efetivada por diversos atores: comunidade, gestores, trabalhadores, conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e usuários dessa política pública. Diante da atual conjuntura brasileira, onde podemos presenciar alguns desmontes, esse Encontro Público se destaca pela relevância em reunir esses atores, para construírem propostas para o período de 20 anos, se contrapondo à atual realidade brasileira”, declara.
A palestrante Berenice Rojas Couto possui um extenso currículo relacionado ao tema. Ela é graduada em Serviço Social pela UCPEL e tem doutorado em Serviço Social pela PUCRS (2003). Também possui Pós-doutorado pela Universidade do Porto, Portugal, além de ter experiência na área atuando em temas como a assistência social, serviço social, direito social, sistema único de assistência social (SUAS).