Bento Gonçalves

Projeto Educação Emocional expandirá para todas as escolas municipais de Bento Gonçalves em 2022

Este ano foram beneficiadas 127 crianças de três educandários

Imagem: Divulgação SMED
Imagem: Divulgação SMED

Visando o desenvolvimento da empatia, promoção da saúde mental e prevenção de transtornos mentais na infância, o Projeto Educação Emocional da Secretaria de Educação de Bento Gonçalves encerra seu primeiro ano de atividades com resultados positivos. O sucesso foi imediato e beneficiou 127 crianças, além de seus familiares e profissionais das escolas envolvidas. Participaram das ações 06 turmas de crianças matriculadas nos primeiros anos, familiares/responsáveis e equipe diretiva das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Professora Vânia Medeiros Mincarone, Santa Helena e Professor Noely Clemente de Rossi, representando 15% das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental em 2021.

Sob coordenação das psicólogas Suelen Bordignon, Nádia de Cesaro e da professora Graciela Tramontina Poleto, o projeto teve como objetivo educar as crianças, famílias e educadores sobre a natureza, funcionamento e importância das emoções, a fim de desenvolver a empatia, promovendo a saúde mental na infância. Ao longo do projeto, foram realizados encontros presenciais com as equipes diretivas, professoras, estudantes e familiares. Os temas abordados foram: “O que são emoções?”, “Sua função e importância”, “Reconhecimento e nomeação de emoções, como Medo, Alegria, Raiva, Amor, Tristeza e Nojo”, “Validação e acolhimento das emoções”, “Expressão assertiva”, “Empatia e regulação emocional”.

Para 2022, a pasta pública ampliará a oferta a todas as escolas municipais de ensino fundamental. De acordo com a psicóloga da Secretaria de Saúde, Suelen Bordignon, este é um trabalho preventivo e de promoção de saúde mental na infância. “Ao chegar ao final da primeira edição do projeto, já podemos colher alguns frutos, no que se refere ao envolvimento e aprendizado das crianças e professores acerca das emoções. O projeto está sendo remodelado e será oferecido a todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal. Estamos com boas expectativas na ampliação deste trabalho”, complementou.

Ainda segundo a coordenação do projeto, os resultados alcançados foram positivos em relação ao envolvimento e aprendizado das crianças e professores acerca das emoções. “As crianças demonstraram maior tranquilidade, aprenderam a gerenciar melhor seus conflitos, começaram a se importar mais com os outros (empatia), mostraram-se mais reflexivas sobre suas atitudes e mostraram-se mais receptivas para o aprendizado. Os efeitos foram proveitosos também para os professores, que puderam validar e acolher as emoções dos alunos e as suas próprias, assim como auxiliaram os alunos de forma mais assertiva a gerenciar conflitos”, ressalta a coordenação.

Imagem: Divulgação SMED
Imagem: Divulgação SMED
Imagem: Divulgação SMED