Comportamento

Projeto deve tornar Júlio de Castilhos em 'Avenida Parque' em Caxias do Sul

(Foto: Isa Severo/Grupo RSCOM)
(Foto: Isa Severo/Grupo RSCOM)

Um projeto que pretende transformar a Júlio numa Avenida Parque focada no pedestre tem início neste final de semana. A ação articulada pelo Laboratório Urbano em parceria com a FSG Centro Universitário e a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) irá trazer o modelo de planejamento chamado Urbanismo Tático para prototipar a modificação da mais tradicional avenida de Caxias. Com um caráter extremamente comercial, a Júlio tem forte vocação para ser um shopping a céu aberto, no modelo das Avenidas Florida de Buenos Aires ou mesmo a Rua Coberta de Gramado.

A proposta pretende transformar uma das vias da Júlio, em algumas quadras, em um parque para pedestres. Durante dois meses a comunidade irá utilizar a avenida desta forma enquanto serão desenvolvidas pesquisas para avaliar o resultado da ação e validar a sua implementação.

Conforme a docente de arquitetura e urbanismo da FSG, Taísa Festugato, o projeto irá funcionar em duas etapas “ É uma coisa bem contemporânea, uma nova maneira de planejar as cidades. Nova York que faz isso e tem se difundido. Então antes de implementar, elas testam, como se fosse um protótipo”, conta.

O Urbanismo Tático vem ganhando destaque nos últimos anos, mostrando-se eficiente para propor, a baixo custo em uma microescala, intervenções urbanas na intenção de promover o direito à cidade. Com ações pontuais e de fácil reversibilidade se implantam soluções para testar a aceitação da comunidade para as transformações. Visa respostas rápidas a problemas relacionados ao espaço público.

Se espera que a avenida, onde ficam vários pontos de comércio possam ter um maior destaque, além de melhorar a trafegabilidade para os consumidores, ” Como a gente vê em outras pesquisas, de outras cidades e que Caxias não ande na contra-mão disso, é  que também aconteça uma melhoria caminhabilidade, um incremento do comércio, porque as pessoas fazem as compras a pé. Valorizar o turismo também, porque normalmente as pessoas gostam de visitar, cidades onde o comércio é agradável. Como vemos em outras pesquisas do que acontecem em outros lugares é um impacto muito positivo tanto para cidade, quanto para quem visita a cidade”, conclui Taisa.

O evento que se organiza em 2 etapas inicia dia 1 de outubro com uma palestra on line do PhD. Daniel Orellana que irá trazer a experiência do urbanismo tático no Equador. A palestra é a abertura para solenidade de premiação do XI Prêmio Projeto de Arquitetura e Urbanismo da FSG.

No dia 2 acontecem dois workshops, pela manhã para convidados e a tarde para comunidade, nos quais serão debatidos os problemas e as soluções para a avenida. A segunda etapa acontecerá em 30, 31/10 e 01/11 com a implementação do protótipo da proposta no trecho definido.

1ª ETAPA
WEBINAR:
Urbanismo Táctico: Investigación e Intervención Colectiva en el Espacio Urbano- com
PhD. Daniel Orellana (Universidad de Cuenca – Equador) – XI Prêmio Projeto de Arquitetura
e Urbanismo da FSG.
Sexta, dia 01 de outubro de 20210
Horário: 19h30
Local: zoom. inscrições no sympla:
https://www.sympla.com.br/urbanismo-tactico-investigacion-e-intervencion-colectiva-en-el-espacio-urbano__1360594
*** EVENTO GRATUITO ***

WORKSHOP
Sábado, dia 02 de outubro de 2021.
Horário: 14:00 às 18:00h (Online)
Local: zoom, inscrições no sympla:
https://www.sympla.com.br/workshop-julio—avenida-parque__1360572
*** EVENTO GRATUITO ***

2ª ETAPA – IMPLANTAÇÃO
Sábado, Domingo e Segunda-feira, dias 30, 31 de outubro e 1 de novembro de 2021.
Local: Av. Júlio de Castilhos, nas quadras definidas como os ”trechos de adaptação” pelo grupo de
trabalho.
Horários:
Dia 30 Sábado – 8:30 às 12:00h (Presencial – respeitando os protocolos de prevenção ao Covid)
/12:00 as 13:30h (pausa para almoço) / 13:30 às 18:00h
Dia 31 Domingo – 8:00 as 12:00h / 12:00 as 13:30 (pausa para almoço) / 13:30 às 8:00h
Dia 01 Segunda – Feira – 08:00 às 9:00h
*** EVENTO GRATUITO ***

O vídeo abaixo é um modelo da proposta do projeto que foi instalado em Nova York e deve ser adaptado no município: