Comportamento

Projeto de Nova Pádua é classificado para a etapa nacional do "Mostra teu SUS"

Sendo um dos 20 trabalhos mais representativos do Estado

Foto: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM
Foto: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM

O projeto inscrito pela Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social de Nova Pádua, intitulado: “Implantação do consultório farmacêutico para acompanhamento de pacientes diabéticos em Nova Pádua” foi classificado para a etapa nacional do “Mostra teu SUS” que acontece no mês de julho, em Campo Grande/MT.

A primeira etapa foi coordenada pelo COSEMS/RS – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Dos 237 inscritos, o projeto de autoria da Farmacêutica Ariane Schiavenin e coautoria do Diretor de Saúde Pública da Unidade Sanitária Dom Henrique Gelain, Paulo Pagliosa, foi classificado para a 2ª etapa, entre os 84 melhores projetos. O projeto de Nova Pádua foi selecionado para a fase nacional, sendo um dos 20 trabalhos mais representativos do Estado.

Segundo Paulo Pagliosa, esta é a quarta vez que o município se inscreve para a Mostra de Experiências Exitosas. “Em 2020 surgiu a ideia da implantação de um Consultório Farmacêutico, mas em função da pandemia não teve a apresentação das mostras no Brasil inteiro. Em 2022 com o lançamento de mais uma edição das mostras, Nova Pádua foi inscrita com a implantação do Consultório Farmacêutico para pacientes diabéticos. Ficamos muito felizes de termos sido selecionados, premiados dentro do Estado e para apresentar para o Brasil inteiro este trabalho”.

A mostra de experiências exitosas “Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul” de 2022 é uma estratégia de valorização e reconhecimento da dedicação e do empenho dos(as) trabalhadores(as) do SUS no Estado, enaltecendo a importância de cada um no cotidiano das suas atividades para levar saúde de qualidade a todos os lugares, superando desafios, adversidades e problemas históricos.

“A gente enquanto profissionais, não vamos estar representando apenas o município de Nova Pádua, mas vamos estar representando a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde que é composta por 49 municípios da Serra, e nós somos o único município que vai estar nesta mostra nacional do Mostra teu SUS Brasil da edição 2022. Então a gente fica com uma responsabilidade de poder também representar todos esses municípios que compõem a 5ª Coordenadoria e nós esperamos cada vez mais expandir nosso serviço e poder ajudar os nossos pacientes. É importante a gente destacar que o SUS atende os pacientes na universalidade, na integralidade do cuidado, então é importante destacar que aqui em Nova Pádua a gente vem fazendo a diferença nesses atendimentos”, relata a Farmacêutica Ariane Schiavenin.

O papel do Cosems/RS como instituição promotora e defensora da saúde pública de qualidade para todos é respeitar, reconhecer e valorizar a potência do Sistema Único de Saúde, bem como dos(as) trabalhadores(as) do SUS.

“É uma troca de experiências dentro do SUS que valoriza os profissionais da saúde, valoriza a gestão, valoriza o SUS em si e com um único objetivo que é levar para a população uma melhoria. Então o que a gente busca dentro da saúde é sempre oferecer um serviço de qualidade. As vezes se tem a ideia de que o SUS tem algumas carências, algumas deficiências, mas no nosso município a gente consegue atingir um grande número de pessoas e sempre pensando em como melhorar o atendimento para todos que precisam do SUS”, relata Paulo Pagliosa.

Segundo Arine Schiavenin a ideia da implantação do Consultório Farmacêutico surgiu relacionado ao contexto atual em que se vive, do aumento da expectativa de vida e do aumento do número de pacientes idosos. E paralelo a isso teve um aumento de doenças crônicas. “Dentro dessas doenças crônicas a gente desenvolveu esse olhar especial para os pacientes diabéticos, que são pacientes poli medicados e são pacientes que muitas vezes fazem uso da insulinoterapia, que é um medicamento que requer uma orientação individualizada, uma educação em saúde também e uma conscientização por parte do paciente em relação ao seu tratamento”.

A Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul – 2022 contou com: 237 Experiências inscritas e 979 autores.

A 1ª etapa de avaliação contou com 70 avaliadores, que realizaram 711 avaliações para classificar 84 experiências para 2ª etapa de avaliação.

A 2ª etapa de avaliação contou com 15 avaliadores, distribuídos em cinco bancas compostas cada uma por três avaliadores, dos quais selecionaram as 20 premiadas na etapa estadual e classificadas para etapa nacional, a acontecer em Campo Grande/MS, na “Mostra Brasil aqui tem SUS – 2022”.

“Então pra nós desenvolver esse trabalho é motivo de muita satisfação e orgulho da gente poder inserir também o farmacêutico dentro das atividades clinicas da unidade básica de saúde dentro da equipe multidisciplinar. Então sermos contemplados com uma das 20 experiências exitosas dentro do estado do RS e agora poder ter a chance de representar o nosso estado através dessa experiência no congresso nacional das secretarias municipais da saúde é um motivo de bastante orgulho e satisfação e a gente espera que através da divulgação desse trabalho a gente consiga inspirar outras UBS’s em outros municípios e implementar esse serviço que a gente reconhece e sabe que tem um impacto muito positivo na vida dos nossos pacientes” ressalta Ariane.

Ariane Schiavenin é formada em Farmácia e está fazendo doutorado em Ciências da Saúde. Além de exercer a função de farmacêutica na Unidade Sanitária Dom Henrique Gelain, ela também é professora na UCS.

Confira os títulos dos trabalhos premiados na etapa estadual da “Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul” e classificados para etapa nacional na “Mostra Brasil aqui tem SUS”:

Nova Pádua:

  • Implantação do Consultório Farmacêutico para acompanhamento de pacientes diabéticos em Nova Pádua/RS;

Bagé:

  • Atuação da vigilância em saúde durante a pandemia na contenção da Covid-19 no município de Bagé;

Coqueiros do Sul:

  • Implantando o horto municipal e semeando a energia das plantas no município de Coqueiros do Sul/RS;

Erechim:

  • Estratégias para assegurar e humanizar o acesso á saúde mental;

Igrejinha:

  • Feridas Crônicas: Resultados na atenção básica de Igrejinha;

Marau:

  • Memória Viva Marau: Estratégias inovadoras de cuidado frente aos impactos da pandemia da Covid-19;

Novo Hamburgo:

  • Tecnologia aplicada aos serviços de saúde-Carta Referência Eletrônica;

Osório:

  • Atuação dos Profissionais do NASF-AB na reabilitação pós-Covid-19 no município de Osório;

Palmeira das Missões:

  • Bonde da Vacina-Estratégias de busca ativa na vacinação contra Covid-19 e Influenza;

Pelotas:

  • O trabalho em rede do consultório na Rua de Pelotas para imunização de pessoas em situação de rua;
  • Serviço de porta de entrada no Presídio Regional de Pelotas;

Porto Alegre:

  • Vacinação Itinerante para pessoas em situação de rua: Desafios na pandemia de Covid-19;
  • Informatização da assistência Farmacêutica: Transparência, economia e sustentabilidade;

Restinga Seca:

  • Desfluoretação de águas naturais em Restinga Sêca-RS;

Rio Grande:

  • Estudo comparado de âmbito regional e nacional do impacto da epidemia Covid em Rio Grande-RS;
  • Aplicação da técnica de mapas dinâmicos para estudo da epidemia Covid em Rio Grande-RS;

Santa Maria:

  • Estruturação do núcleo de atendimento pós Covid no município de Santa Maria: Relato de Experiência;

Viamão:

  • Rádio Cabeça de Viamão: Possibilidades e alcances do webcuidado em saúde mental; MENTAL
  • Gip-Refazendo a vida das pessoas. O cuidado integral dentro das escolas;
  • Educação permanente e saúde, para o acolhimento de crianças na vacinação contra Covid-19.