Cidades

Projeto de Lei prevê mais autonomia para escolas de Flores da Cunha

Cada instituição de ensino receberá um valor mensal baseado na quantidade de estudantes

Projeto de Lei prevê mais autonomia para escolas de Flores da Cunha
Foto: Samuel da Silva/Prefeitura de Flores da Cunha

O Projeto de Lei n° 3767, de 19 de dezembro de 2023, foi aprovado pela Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira (18). Com isso, as escolas municipais de Flores da Cunha terão autonomia para gerir recursos financeiros. A proposta apresentada pela Prefeitura prevê que cada instituição de ensino receberá um valor mensal baseado na quantidade de estudantes. E, de forma quadrimestral, deverão realizar uma prestação de contas à administração pública. Os recursos financeiros serão repassados ao Círculo de Pais e Mestres (CPM) das escolas.

Desta forma, o projeto está focado em garantir que escolas municipais de Ensino Fundamental e Infantil, por meio da alocação de recursos financeiros, possam estar à frente das despesas do cotidiano. Além de proporcionar avanço na qualidade do ensino, bem como agilidade, eficiência e participação da comunidade escolar nos processos decisórios de cada instituição.

O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Itamar Brusamarello, destaca que esse projeto representa um avanço significativo na educação do município. “Ele fomentará ainda mais a qualidade do ensino em Flores da Cunha, permitindo agilidade e eficiência na resolução das demandas diárias das escolas”, afirma Brusamarello.

***

Prefeitura amplia oferta de transporte público para o Ensino Médio

O município de Flores da Cunha ampliou a oferta de transporte público gratuito para estudantes do Ensino Médio. A Prefeitura encaminhou o Projeto de Lei nº 067/2023 e a Câmara aprovou durante a Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, dia 18. O PL altera a redação da emenda do artigo 1º, da Lei Municipal n° 3018, de 22 de fevereiro de 2013. Com isso, o Executivo pode subsidiar integralmente residentes do município que são universitários e que utilizam o transporte coletivo.

O subsídio também será para educação profissional técnica de nível médio e, a partir de agora, para estudantes do Ensino Médio. Anteriormente, a lei previa gratuidade do transporte apenas para estudantes do Ensino Médio Técnico.

Os interessados pelo transporte deverão realizar o credenciamento no site da Prefeitura de 8 de janeiro a 29 de março de 2024 neste link. É obrigatório anexar no cadastro on-line os seguintes documentos:

• Cópia do comprovante de matrícula ou requerimento, sendo que deverá, obrigatoriamente, constar horário e dia da semana do curso; Cópia do comprovante de residência no município em nome do beneficiado ou responsável (água, luz, telefone, etc.); Cópia da Carteira de Identidade e do CPF ou CNH.