Política

Projeto de lei para implementar brinquedos adaptados em praças é encaminhado ao executivo caxiense

A proposição busca universalizar o acesso das crianças com deficiência aos parques infantis, sejam públicos ou privados.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, aprovou, por unanimidade, na Sessão Ordinária de terça-feira (30/11), o Projeto de Lei nº 56/2021, de autoria do vereador Adriano Bressan (PTB), que dispõe sobre a disponibilização de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em locais públicos e privados de lazer de Caxias do Sul.

“Nós corremos atrás dessa situação para saber como as praças e parques estavam se comportando para a inclusão das crianças que são PCD a gente vendo essa situação, que hoje Caxias não proporciona. Fomos atrás de descobrir qual era a situação que se existia, os brinquedos enfim, para a inclusão. E decidimos fazer então e proporcionar essa lei para que todos os parques, tanto os privados como os públicos, possam ser inclusivos e se incluir os brinquedos para as crianças deficientes”, conta o vereador.

Ao questionar o vereador sobre os custos deste projeto, conforme ele foi realizada uma pesquisa de preços, mas isso não gerará gastos para os cofres públicos ou para iniciativa privada. Como exemplo, Bressan comenta que em vez de comprar cinco brinquedos comuns, um pode ser adaptado e o valor ficaria entre o mesmo que já previsto no orçamento.

O projeto segue para sanção do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico e posteriormente se tem um prazo de dois anos para a adaptação dos brinquedos. A expectativa é que os novos parques do município, já iniciem implementando brinquedos adaptados.

“Que hoje graças a Deus por unanimidade passou pela nossa casa de vereadores. Acredito que se nós conseguimos mudar um parque que seja, já estamos fazendo um trabalho para essas crianças que tanto precisam ser incluídas no lazer e nas brincadeiras”, fala Bressan.

A ideia é que comece a ser implementado nos grandes parques, como exemplo, o Parque dos Macaquinhos.