Caxias do Sul

Projeto da Escola Municipal Atiliano Piguelo prevê acessibilidade e ginásio coberto

Planta do novo prédio da Atiliano Pinguelo, no bairro Diamantino, foi apresentado à comunidade na noite desta quarta-feira

Projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamente Atiliano Pinguelo (foto: divulgação/prefeitura)
Projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamente Atiliano Pinguelo (foto: divulgação/prefeitura)

A Prefeitura de Caxias do Sul apresentou o projeto do novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Atiliano Pinguelo, no bairro Diamantino, na noite desta quarta-feira (27). O encontro reuniu pais, estudantes, integrantes da equipe diretiva e professores, e membros da comunidade, além de uma equipe da área de infraestrutura da Secretaria Municipal da Educação (Smed).

O engenheiro civil Rodrigo Montemezzo, a arquiteta Daniela Mandelli e a gerente administrativa Silvana Bioto apresentaram o novo edifício. Na ocasião, foi informado que será necessária a demolição da atual sede, uma vez que ela se encontra em condições precárias. Por isso, uma nova edificação será uma solução definitiva aos problemas estruturais da instituição, registrados há, pelo menos, cinco anos.

Em um área de aproximadamente 1.350 m², o novo prédio será composto de cinco salas de aula (duas a mais que a antiga), biblioteca, sala dos professores, direção, secretaria, cozinha, laboratório de informática, banheiros adaptados, despensa e sala multiuso (espaço que não continha na antiga), além do ginásio fechado e coberto.

A edificação contará com acessibilidade plena, contando com mapa tátil na entrada da escola e piso podotátil nos corredores de acesso. Além disso, nova construção mantém a identidade visual do prédio anterior no intuito de se resguardar o pertencimento do ambiente pelos seus ocupantes, professores e alunos.

O orçamento previsto para a construção é de R$ 4.700.000,00. Para o financiamento da obra, o prefeito Daniel Guerra protocolou no dia 20 de novembro, em regime de urgência, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, um projeto de lei que solicita autorização para o Poder Executivo efetuar contratação de operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa FINISA – Modalidade Apoio Financeiro, o qual contempla a Escola Municipal Atiliano Pinguelo. Assim que autorizado, será encaminhado o processo licitatório.

Desde abril, os 136 estudantes, além de professores, funcionários e equipe diretiva estão instalados no prédio do antigo Mutirão. Apesar de o espaço estar em perímetro urbano, a Smed está disponibilizando transporte escolar, devido ao prédio estar localizado fora do zoneamento das crianças.