Neste sábado, (26) pais e crianças que integram o projeto Bombeiro Mirim de Carlos Barbosa participam de diversas palestras ligadas ao trânsito, comportamento e segurança.
O projeto Bombeiro Mirim existe há dois anos e visa, principalmente, formar valores de cidadania em meninos e meninas na faixa etária de 9 a 12 anos incompletos. Um dos critérios para integrar o projeto é estar matriculado, frequentando a escola e residir no município.
Conforme o Bombeiro Eduardo Carniar, instrutor do projeto sobre questões de trânsito os pais têm um prazo para inscreverem os filhos, quando excede a 20, a escolha é feita por sorteio, 10 para cada sexo.
Este ano serão quatro encontros a mais até dezembro sempre aos sábados, a cada 15 dias. A falta de espaço físico na corporação impede a ampliação de inscrições e, a cada ano é oportunizada a participação de outras crianças.
“Quando convidados, os Bombeiros Mirins costumam integrar eventos. Isso ajuda manter o vínculo. Os alunos que já participaram do projeto no ano passado, eventualmente, auxiliam em campanhas e eventos. Queremos deixar uma semente de responsabilidade em cada um que passar pelo projeto, mostrar a importância de cada um na busca de uma sociedade melhor”, enfatiza.
Parte do projeto Bombeiro Mirim é custeado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Condica) a partir do Fundo Conselho dos Direitos da Criança do Adolescente (Fundica).
Este ano o projeto foi contemplado com R$ 12 mil, usado na confecção de uniformes, alimentação durante os encontros, material de apoio e viagens ao Zoológico de Gramado e Museu da PUC com entrada gratuita, inclusive aos acompanhantes.