Com o objetivo de descentralizamento da Dança, o projeto Baila Bairro inicia suas atividades oferecendo oficinas gratuitas. Contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, a proponente Lisiane Mazzetto vem com uma proposta de ministrar danças de salão em para dois bairros de Bento Gonçalves, Cohab e Ouro Verde, durante cinco meses, todas às segundas-feiras, às 20h.
Inicialmente, estava previsto no projeto vagas para 15 casais. Por causa da pandemia, o número foi reduzido para 8 casais. Lisiane ressalta que as aulas irão cumprir com as medidas sanitárias como não havendo troca de casais, distanciamento entre os pares, além do uso de máscaras, aferição de temperatura e de álcool em gel.
Lisiane Mazzetto destaca o caráter itinerante do projeto: “atualmente as danças de salão ou populares estão concentradas em CTGs com as danças gaúchas e escolas privadas do setor. O Bairro Baila propõe levar a Dança de Salão para os bairros Ouro Verde e Borgo, sendo dessa forma uma proposta inédita dentro de nossa cidade, e atingindo uma parcela da população que muitas vezes não tem acesso à cultura, seja pelo poder aquisitivo reduzido, faixa etária e/ou pela localização de onde vivem aliada a falta de ações destinadas a esse público-alvo específico”.
O secretário de Cultura, e presidente do Conselho Municipal de Política Cultura e da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que “são ações de fruição aos bens culturais como o projeto Baila Bairro que notamos a preocupação da proponente de ampliar sua formação artística e profissional para a comunidade de Bento Gonçalves que, por diversos motivos, não tem acesso. Isso contribui para a democratização do segmento e fortalece os laços sociais e culturais das comunidades”.
A primeira etapa será no Centro Cultural 20 de Novembro, bairro Borgo, a partir do dia 14 de junho. Já no bairro Ouro Verde, as inscrições, que ainda não foram abertas, e as aulas vão ocorrer na Praça CEU. Para mais informações entre em contato pelo número 3453.6781 ou WhatsApp 9.9932.1834.