A ideia foi apresentada na última terça-feira(9), durante a Convenção Regional de Supermercados, realizada em Bento Gonçalves pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). O programa desenvolvido em parceria com uma empresa especialista em varejo visa melhorar a gestão de perda para aumentar a competitividade dos negócios.
O projeto foi idealizado pela consultoria R-Dias e Agas e possui uma metodologia exclusiva, a partir de processos e indicadores que estabelecem quatro nichos para medir a eficiência no controle de perdas dentro das empresas do ramo. Inicialmente, deve ser implementado por meio de um processo de capacitação com os associados da Agas.
“Não podemos ter perdas acima de 1,8%. Para chegar nesse resultado, precisamos ter conhecimento, método, técnicas, comunicação, liderança, engajamento, ou seja, cultura. Se a cultura não estiver enraizada desde a diretoria, não chegará no chão da loja”, disse o diretor de Operações da R-Dias, Ricardo Borges.
Não só com foco na redução de perdas, o programa pretende apurar indicadores, desenvolver empresários, executivos e operadores, bem como apoiar o médio e pequeno varejista nesta redução.
“Queremos padronizar e garantir que cada uma das empresas tenha um método correto para obter resultado”, comentou Borges.
Entre as primeiras ações do programa está o envio de um documento aos estabelecimentos para a coleta de dados para se conhecer melhor as empresas e traçar um cronograma dos temas a serem abordados em aulas e palestras. Elas acontecerão tanto de forma on-line quanto presencial. A associação também fará um reconhecimento das empresas que se destacam na gestão das perdas.
A finalidade é repassar conhecimentos a todos os níveis hierárquicos das empresas de varejo para que, cada um dentro da sua função, some com os demais para alcançar os objetivos propostos. Outra intenção é de que, em níveis hierárquicos mais elevados, seja feita a agenda estratégica da empresa, passando pelo engajamento de times pela equipe gerencial e os modelos de execução com as equipes.
A ideia é capacitar toda a cadeia que lida com redução de perdas. Todos os setores devem estar engajados no programa, desde compras até atendimento ao cliente. “Com o trabalho em cima dos processos, nós vamos conseguir reduzir as perdas do varejo do Rio Grande do Sul”, comentou diretor da Agas, Matheus Viezzer.
A Convenção Regional de Supermercados ocorre no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, até esta quarta-feira (10). Ela conta com cerca de 120 expositores na feira de negócios, além de oferecer uma programação de palestras e cursos.