Comportamento

Programação do Outubro Rosa é aberta em Caxias do Sul

Prefeitura, parceria com entidade assistencial, propõe agendas de conscientização de câncer de mama

(Imagem:  Lucas Camargo Munaretti/Divulgação)
(Imagem: Lucas Camargo Munaretti/Divulgação)

A Prefeitura de Caxias do Sul e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) iniciaram na manhã desta sexta (01/10) as atividades do Outubro Rosa. A solenidade de abertura, realizada no mezanino do Executivo, buscou alertar e conscientizar a população para a procura do tratamento de câncer de mama. Também foi aberta a exposição fotográfica “Decididas” e distribuídos laços rosas.

No evento, a vice-prefeita Paula Ioris destacou a importância de testes de detecção de câncer e agradeceu a colaboração da Aapecan, que estava representada pela presidente Marli Francisca Larandi, que foi diagnosticada com câncer de mama em 2007. “Em minha experiência, consegui sobreviver graças ao tratamento e ajuda da instituição. Sempre digo que as pessoas devem procurar ajuda, pois podemos dar a volta por cima”, comentou Marli.

Durante a solenidade foram homenageadas mulheres que superaram o câncer de mama. Uma delas é Fabiana Cristina Schenkel. “É muito importante essa iniciativa do Outubro Rosa, que alerta para a necessidade de as mulheres se cuidarem contra o câncer de mama. Quanto antes a doença for descoberta, maior a chance de cura”.

Segundo dados divulgados, o SUS oferece 170 mamografias mensais. Em 2021, houve o diagnóstico de 29 novos casos e 51 mortes provocadas pelo câncer de mama.

A solenidade ainda teve as presenças do presidente da Câmara, vereador Velocino Uez; secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto da Rosa; secretária da saúde, Danielle Meneguzzi; diretora de Proteção Social, Suely Rech; titular da Coordenadoria da Mulher, Tamyris Padilha; e representantes de entidades direcionadas à defesa da mulher. Os demais eventos da programação serão transmitidos pelo canal do Youtube da Prefeitura.

PROGRAMAÇÃO

1º de outubro (19h30)

Live “Verdades e fake news sobre câncer de mama”, com a médica oncologista Gabriela Cristina Grigol Martinez
11 de outubro (19h)

Live “Espiritualidade e autoestima”, com a psicóloga Sonia Rossetti e a mestre de yoga, Clair Rosa
20 de outubro (14h)

Bate-papo no formato híbrido sobre “A história delas”, com relatos de Dirlene Blanco Flores Barbosa, Madelaine Comerlato Postal e Maureen Bagattini, as quais superaram o câncer de mama
25 de outubro (19h30)

Live “Os direitos sociais da pessoa com câncer”, com apoio da Comissão da Mulher Advogada da Subsecção Caxias do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil