
Na manhã desta quinta-feira (7) moradores do bairro Centenário de Caxias do Sul, chegaram ao ponto de encontro com a Codeca para realizar a Troca Solidária, levando os resíduos recolhidos e em busca de um quilo de alimento. Contudo, foram informados que o projeto havia sido suspenso, sem aviso prévio.
A reportagem do Portal Leouve, entrou em contato com o presidente da Codeca, Nestor Basso, o qual reportou que realmente o programa foi suspenso de forma temporária, para que seja feita uma reformulação no formato. Porém, para resolver a questão destes moradores que não foram avisados com antecedência, um caminhão da companhia passaria recolher os resíduos e entregar um vale a população.
A Prefeitura de Caxias, por meio de sua assessoria encaminhou a nossa reportagem, a seguinte nota:
“A Troca Solidária está temporariamente suspensa, porque está sem insumos. Está prevista a retomada para março em um novo formato e sendo realizada aos sábados. Para as pessoas que aguardam hoje, a Codeca irá recolher o material e irá fornecer um vale para a troca solidária quando for retomada.”
O Troca Solidária é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul, executada pela Codeca em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e com a Fundação de Assistência Social (FAS). É possível entregar quatro quilos de resíduos e receber um quilo de comida.
A comida é comprada via licitação, com verba da FAS, de agricultores da região. Na coleta, a Codeca dá orientações sobre o tipo de resíduo que pode ser reciclado. O material é encaminhado às 13 associações de recicladores conveniadas ao Município. Os bairros costumam registrar público médio de 80 a 100 pessoas por edição.
Assim que reformulado o projeto, a Prefeitura fará a divulgação do cronograma.