Comportamento

Programa Planeja da Apeme completa um ano de auxílio a empreendedores 

(Foto: Gabriela Aimi)
(Foto: Gabriela Aimi)

Voltado a quem pretende iniciar um negócio, ou rever o que já possui, o Planeja completou um ano no início do mês deste mês. Lançado no dia 3 de julho de 2018, o programa foi responsável por 30 atendimentos focados com orientação e apoio a quem deseja realizar o sonho de ser o próprio chefe. Os atendimentos são realizados de forma totalmente gratuita. Para usufruir do serviço, basta agendar um horário de atendimento na Apeme.

Para a presidente da Apeme, Rosângela da Costa, a entidade tem muito orgulho do projeto. “O Planeja é dedicado aos empreendedores, visando o planejamento, a viabilidade e a organização do negócio. Ações como esta aproximam a Apeme das pessoas que visam empreender se maneira sólida, eficaz e sustentável”, defende.

O Planeja surgiu quando a Apeme percebeu a grande quantidade de pessoas que vinham até a associação para obter orientações iniciais sobre uma ideia de negócio. Os atendimentos já eram realizados de maneira informal, mas, com o programa, foram profissionalizados e estão em constante adequação.

Inicialmente, são feitos diversos questionamentos a esse futuro empreendedor para que ele possa enxergar as condições reais do mercado em que pretende atuar. Os atendimentos são realizados pelas colaboradoras da Apeme: Alcione Bertoncello Dal Pupo (Analista Administrativa); Analice dos Santos Reck(Analista Administrativa); Caroline Vieira dos Santos (Gerente Administrativa), Juliana Rodrigues dos Santos Selle(Supervisora de Vendas); e Michele Schons (Analista Administrativa).

Com a ajuda de um mapa lúdico, questões importantes são levantadas, como concorrência, local de trabalho próprio ou não, necessidade de estacionamento, em que mercado se dará a atuação e, principalmente, qual é a necessidade de existir do negócio. O segundo passo apresenta as diferenças nos tipos de negócio, os passos burocráticos para liberações de alvarás e demandas técnicas de cada situação.

Após o primeiro atendimento, poderão ser agendadas assessorias iniciais gratuitas de contabilidade e de assessoria jurídica. O contato pode ser feito pelos telefones (54) 3462-2755 e (54) 99705-6843 (WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected].