Depois de serem arrastadas pelas fortes chuvas de maio no Rio Grande do Sul, as pontes que ligam o município de Cotiporã a Bento Gonçalves e a Dois Lajeados serão reconstruídas por meio do Programa de Aceleração Pontes do Sul.
Idealizado pelo engenheiro Jeferson Dal Bello, responsável por assinar o projeto e gerenciar a execução da nova ponte de Nova Roma do Sul, o programa conecta diversos atores que podem contribuir para a reconstrução do Estado.
A ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves será financiada pelo município de Cotiporã e pela Defesa Civil. Já a reconstrução da ponte entre Cotiporã e Dois Lajeados contará com o apoio da Câmara de Indústria, Comércio, Agronegócio e Serviços de Guaporé, da Associação Caminhos do Vale e da Serra e do programa Reconstrói RS, além de eventos para arrecadação de recursos e doações.
Histórico
A ponte de ferro entre Nova Roma do Sul e Farroupilha foi levada pela enchente de setembro de 2023, gerando uma mobilização da comunidade. Em 120 dias, a JB Engenharia projetou e reconstruiu a ligação, uma das poucas que resistiram às fortes de chuvas de maio de 2024. Naquele mês, o Rio Grande do Sul teve a maior enchente da sua história, classificada entre as maiores catástrofes climáticas do mundo.
Com essa tecnologia testada e aprovada e diante do aumento no número de pontes destruídas no Estado, o Engenheiro Jeferson pensou em como poderia contribuir para a reconstrução do Rio Grande do Sul, surgindo assim o programa Pontes do Sul.
“Este programa estabelece vínculos entre diversos protagonistas essenciais neste momento: fornecedores de matéria-prima, mão de obra, parceiros e aqueles que necessitam de pontes”, ressalta ele, destacando que a tecnologia utilizada pela JB Engenharia acelera a execução das obras, reduzindo significativamente os prejuízos causados pela falta de infraestrutura.
Convidada a participar desse projeto ainda na fase de idealização, a Alsus Infra juntou-se ao Engenheiro Jeferson como a principal parceira. A empresa atuou fortemente na liberação de estradas prejudicadas por deslizamentos, no auge das chuvas, e está colocando sua expertise a serviço do programa.
“Temos mais de 30 anos de experiência em obras de grande porte, como rodovias, pontes, barragens e túneis, entre outras, e estamos no Pontes do Sul para contribuir para o restabelecimento das ligações gaúchas, acelerando o retorno da qualidade de vida das pessoas e a recuperação da economia do Estado”, ressalta o gerente comercial Guilherme Sartor.
Outros Projetos
Outros projetos já foram apresentados pelo programa Pontes do Sul, e um deles, que está em fase de avaliação, pode resolver com agilidade o problema existente no município de Feliz, cuja ligação está bloqueada, impactando diretamente na redução do turismo na Região das Hortênsias. Já um projeto que está em fase conclusiva refere-se a uma ponte na cidade de Santa Tereza. Essa obra, se confirmada, será mais um case do hub que o programa Pontes do Sul pretende ser.
“Temos uma grande empresa da Serra Gaúcha disposta a financiar o projeto, a prefeitura entra com os integradores para as cabeceiras e a JB com a tecnologia que contribui para a aceleração da obra. Acreditamos que o Estado só vai se reerguer se somarmos forças, e a nossa plataforma está pronta para unir o Rio Grande”, finaliza o Eng. Jeferson Dal Bello.
Funcionamento do Programa
O site www.pontesdosul.com.br disponibiliza formulários para três tipos de agentes: aqueles que precisam de pontes, parceiros que desejam ajudar financeiramente, e prestadores de serviços de integração. A JB Engenharia avalia as necessidades e viabilidades, oferecendo projetos adequados e executando as obras conforme os investimentos são captados.
Reconstrói RS
O programa Reconstrói RS, idealizado pelo Instituto Ling com o apoio da FEDERASUL e do Instituto Cultura Floresta, visa auxiliar na reconstrução do estado após as catástrofes climáticas. Com um fundo inicial de R$ 50 milhões da família Ling, o programa já conta com mais de R$ 80 milhões em recursos. O primeiro projeto aprovado é a ponte de 110 metros sobre o rio Carreiro, unindo Dois Lajeados e Cotiporã, com um aporte de R$ 900 mil. Não há envolvimento do Governo do Estado.
Detalhes dos Contratos
Ponte Cotiporã – Bento Gonçalves
Custo: R$ 4.578.660,55
Financiadores: município de Cotiporã e Defesa Civil
Duração: 120 dias, com condições climáticas favoráveis
Ponte Cotiporã – Dois Lajeados
Custo: R$ 3 milhões
Financiadores: Câmara de Indústria, Comércio, Agronegócio e Serviços de Guaporé, Associação Caminhos do Vale e da Serra, e o programa Reconstrói RS
Duração: 120 dias, com condições climáticas favoráveis