Cidades

Programa de Aceleração vai reconstruir pontes para ligação de Cotiporã a Bento Gonçalves e a Dois Lajeados

Plataforma, que nasce inspirada no 'case' de Nova Roma do Sul, estabelece vínculos entre diversos protagonistas para as obras de reconstrução do Estado

Programa de Aceleração Pontes do Sul vai reconstruir as pontes que ligam o município de Cotiporã a Bento Gonçalves e a Dois Lajeados
Ponte que ligava Cotiporã a Dois Lajeados. (Foto: Isaac Merlo/Divulgação)


Depois de serem arrastadas pelas fortes chuvas de maio no Rio Grande do Sul, as pontes que ligam o município de Cotiporã a Bento Gonçalves e a Dois Lajeados serão reconstruídas por meio do Programa de Aceleração Pontes do Sul.

Idealizado pelo engenheiro Jeferson Dal Bello, responsável por assinar o projeto e gerenciar a execução da nova ponte de Nova Roma do Sul, o programa conecta diversos atores que podem contribuir para a reconstrução do Estado.

A ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves será financiada pelo município de Cotiporã e pela Defesa Civil. Já a reconstrução da ponte entre Cotiporã e Dois Lajeados contará com o apoio da Câmara de Indústria, Comércio, Agronegócio e Serviços de Guaporé, da Associação Caminhos do Vale e da Serra e do programa Reconstrói RS, além de eventos para arrecadação de recursos e doações.

Histórico

A ponte de ferro entre Nova Roma do Sul e Farroupilha foi levada pela enchente de setembro de 2023, gerando uma mobilização da comunidade. Em 120 dias, a JB Engenharia projetou e reconstruiu a ligação, uma das poucas que resistiram às fortes de chuvas de maio de 2024. Naquele mês, o Rio Grande do Sul teve a maior enchente da sua história, classificada entre as maiores catástrofes climáticas do mundo.

Com essa tecnologia testada e aprovada e diante do aumento no número de pontes destruídas no Estado, o Engenheiro Jeferson pensou em como poderia contribuir para a reconstrução do Rio Grande do Sul, surgindo assim o programa Pontes do Sul.

“Este programa estabelece vínculos entre diversos protagonistas essenciais neste momento: fornecedores de matéria-prima, mão de obra, parceiros e aqueles que necessitam de pontes”, ressalta ele, destacando que a tecnologia utilizada pela JB Engenharia acelera a execução das obras, reduzindo significativamente os prejuízos causados pela falta de infraestrutura.

Convidada a participar desse projeto ainda na fase de idealização, a Alsus Infra juntou-se ao Engenheiro Jeferson como a principal parceira. A empresa atuou fortemente na liberação de estradas prejudicadas por deslizamentos, no auge das chuvas, e está colocando sua expertise a serviço do programa.

“Temos mais de 30 anos de experiência em obras de grande porte, como rodovias, pontes, barragens e túneis, entre outras, e estamos no Pontes do Sul para contribuir para o restabelecimento das ligações gaúchas, acelerando o retorno da qualidade de vida das pessoas e a recuperação da economia do Estado”, ressalta o gerente comercial Guilherme Sartor.

Outros Projetos

Outros projetos já foram apresentados pelo programa Pontes do Sul, e um deles, que está em fase de avaliação, pode resolver com agilidade o problema existente no município de Feliz, cuja ligação está bloqueada, impactando diretamente na redução do turismo na Região das Hortênsias. Já um projeto que está em fase conclusiva refere-se a uma ponte na cidade de Santa Tereza. Essa obra, se confirmada, será mais um case do hub que o programa Pontes do Sul pretende ser.

“Temos uma grande empresa da Serra Gaúcha disposta a financiar o projeto, a prefeitura entra com os integradores para as cabeceiras e a JB com a tecnologia que contribui para a aceleração da obra. Acreditamos que o Estado só vai se reerguer se somarmos forças, e a nossa plataforma está pronta para unir o Rio Grande”, finaliza o Eng. Jeferson Dal Bello.

Funcionamento do Programa

O site www.pontesdosul.com.br disponibiliza formulários para três tipos de agentes: aqueles que precisam de pontes, parceiros que desejam ajudar financeiramente, e prestadores de serviços de integração. A JB Engenharia avalia as necessidades e viabilidades, oferecendo projetos adequados e executando as obras conforme os investimentos são captados.

Reconstrói RS

O programa Reconstrói RS, idealizado pelo Instituto Ling com o apoio da FEDERASUL e do Instituto Cultura Floresta, visa auxiliar na reconstrução do estado após as catástrofes climáticas. Com um fundo inicial de R$ 50 milhões da família Ling, o programa já conta com mais de R$ 80 milhões em recursos. O primeiro projeto aprovado é a ponte de 110 metros sobre o rio Carreiro, unindo Dois Lajeados e Cotiporã, com um aporte de R$ 900 mil. Não há envolvimento do Governo do Estado.

Detalhes dos Contratos

Ponte Cotiporã – Bento Gonçalves

Custo: R$ 4.578.660,55
Financiadores: município de Cotiporã e Defesa Civil
Duração: 120 dias, com condições climáticas favoráveis

 

 

Ponte Cotiporã – Dois Lajeados

Custo: R$ 3 milhões
Financiadores: Câmara de Indústria, Comércio, Agronegócio e Serviços de Guaporé, Associação Caminhos do Vale e da Serra, e o programa Reconstrói RS
Duração: 120 dias, com condições climáticas favoráveis