Foto: Divulgação/SMAPA
Foto: Divulgação/SMAPA

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) contabiliza cerca de cem ações do Programa + Água desde o início do ano. Os serviços incluem 38 proteções de fontes, cinco instalações de conjuntos de saneamento rural e limpeza de bebedouros em mais de cinquenta propriedades em Caxias do Sul.

O carro-chefe do programa é a proteção de fontes, sucessor do premiado Água Limpa. A iniciativa, lançada em 2010, visa implementar políticas de saneamento no meio rural para melhorar a qualidade de vida e preservar o meio ambiente.

Em 2024, foram realizados apenas 25 serviços, número afetado pelas condições deixadas pela enchente de maio. Em 2025, a prioridade da SMAPA foi restabelecer o abastecimento de famílias que dependem de nascentes como principal fonte de água potável.

Um exemplo é a propriedade da família Onsi, em Forqueta, onde a equipe finalizou a proteção de duas fontes. As nascentes têm vazão combinada de seis mil litros de água por dia, garantindo o abastecimento local.

Cerca de trinta localidades do interior foram beneficiadas. O titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, frisa que o programa se destina à proteção de fontes para uma única família, além de instalação de kits de saneamento e ações de combate à sede dos animais.