Agro Rural

Profissionais da UCS integram projeto de reabilitação do setor agropecuário do RS

Laboratório será responsável pela realização das análises químicas de solo para o projeto SuperAção Rio Grande do Sul

Profissionais da UCS integram projeto de reabilitação do setor agropecuário do RS
Foto: Claudia Velho/ Acervo UCS

O Laboratório de Química e Fertilidade do Solo da Universidade de Caxias do Sul (LQFS – UCS) será responsável pela realização das análises químicas de solo para o projeto SuperAção Rio Grande do Sul, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O objetivo do programa é auxiliar na recuperação das áreas impactadas pelas condições climáticas extremas ocorridas em maio no Rio Grande do Sul, que causaram danos significativos ao solo e à produção agrícola.

Com a expertise da sua equipe e equipamentos automatizados, o LQFS – UCS fará o levantamento de dados abrangendo macro e micronutrientes do solo. Essas informações serão cruciais para o SENAR orientar as ações de recuperação ambiental e agrícola no Estado. “Este trabalho reafirma o compromisso da UCS como universidade comunitária, com a sociedade e o desenvolvimento sustentável, contribuindo de maneira significativa para a reconstrução e fortalecimento das regiões afetadas”, observa Daniel Antonio Faccin, coordenador de Serviços da Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, a qual o LQFS está vinculado.

O projeto SuperAção Rio Grande do Sul vai mobilizar as Federações de Agricultura e Pecuária nos Estados, entidades e Instituições de Ensino e contará com recursos financeiros de R$ 100 milhões. A equipe do LQFS estará apoiando os técnicos e instrutores de várias regiões do país com expertise no atendimento de campo, capacidade e conhecimento das mais diversas cadeias produtivas. Eles atuarão diretamente no Rio Grande do Sul realizando o diagnóstico da situação, no restabelecimento das propriedades e no apoio à volta da atividade produtiva.

Sobre o LQFS – UCS

O Laboratório de Química e Fertilidade do Solo (LQFS), integrado ao Curso de Agronomia, foi estabelecido em 2008. Além de suas atividades em ensino e pesquisa, oferece serviços especializados em análises químicas, físicas e biológicas de solo, materiais vegetais, substrato, hidroponia e fertilizante orgânico. Equipado com tecnologia automatizada, o laboratório assegura precisão e eficiência na entrega dos resultados. Reconhecido pela Rede Metrológica – RS conforme a norma NBR ISO/IEC 17025:2017, o LQFS é pioneiro no RS nesta certificação para parâmetros agrícolas, garantindo alta qualidade nos serviços prestados.

Fonte: Assessoria de Imprensa