
Um apaixonado por rádio, pelas palavras bem colocadas e pela história. Este, era o professor, pesquisador e cidadão caxiense Mário Gardelin que, por complicações do Alzheimer, morreu aos 91 anos de idade em Caxias do Sul. O jornalista nasceu em Ana Rech, mas foi registrado em 1928 no Cartório de Vila Seca. À época, o distrito pertencia ao município de São Francisco de Paula.
Gardelin teve destaque na atuação letiva e nas pesquisas da imigração italiana, além de ter atuado em uma emissora de rádio e na mídia impressa.
A morte do professor é lamentada por toda a cidade. O prefeito Daniel Guerra, por meio da assessoria de imprensa, emitiu uma nota de pesar na noite de quinta-feira (4). Confira:
O prefeito Daniel Guerra lamenta a morte do professor, jornalista e historiador Mário Gardelin. Ele faleceu aos 91 anos por problemas de saúde ocasionados por Alzheimer. Gardelin foi um homem de vida pública ao ocupar o cargo de vereador por dois mandatos entre os anos de 1973 e 1982. Integrou ainda o Conselho Estadual de Cultura e o grupo de fundadores da Academia Caxiense de Letras.
Teve atuação na imprensa caxiense em emissoras de rádio e jornais. “Outro trabalho muito importante desenvolvido por Gardelin foram as pesquisas relacionadas à imigração italiana, com um resgate histórico muito importante para a nossa cultura. Estendo minha solidariedade aos familiares nesse momento tão doloroso”, afirmou o prefeito Daniel Guerra.
Natural de São Francisco de Paula, Mário Gardelin recebeu o título de Cidadão Caxiense em 2008.