O professor Bento-Gonçalvense Fernando Menegatti, vai ministrar a partir do próximo mês de maio, oficinas gratuitas da língua vêneta-brasileira, linguagem típica dos imigrantes italianos que chegaram ao Sul do Brasil. O idioma é popularmente conhecido como “Talian”.
Em virtude da pandemia, as oficinas serão realizadas através de duas turmas, compostas de 10 a 15 alunos cada. Por meio do Projeto Lengua Mare, Menegatti também faz um aprofundamento na língua vêneta-brasileira a partir de pesquisas científicas e fundamentação acadêmica.
Ano passado, teve a primeira edição da oficina, que na época foi presencial. Neste ano, serão quatro encontros via internet.
Para os alunos que quiserem participar das oficinas gratuitas, o professor comentou sobre a importância das atividades de forma a integrá-los na cultura da imigração italiana, tão presente em Bento Gonçalves:
“Serão duas oficinas em maio e outra em junho, 10 a 15 vagas. É muito importante para se aprofundar na historia da cultura da imigração italiana, pois muitos não tem conhecimento. Tanto sobre a língua quanto a cultura, que certamente estão associadas”, afirmou.
Os interessados em se inscrever nas oficinas devem enviar um e-mail para o [email protected] ou através do whatsapp (54) 991427711.