A Associação dos escultores do RS – AEERGS emitiu uma nota na noite desta sexta-feira (23), lamentando o falecimento do professor Carlos Pasquetti, ocorido nesta quinta-feira (22), em Porto Alegre.
Nascido em Bento Goncalves, em 1948, Pasquetti formou-se no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1970 e em 1973 começou a lecionar no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, ensinando cenografia e montagem, e participando da criação de cenários para várias peças apresentadas por estudantes.
Em 1971 realizou sua primeira exposição individual na Galeria do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil, em Porto Alegre.
Fez doutorado em Belas Artes no Art Institute de Chicago e, de volta ao Brasil, passou a dar aulas de desenho no Departamento de Artes Visuais da UFRGS até 1991, quando iniciou uma viagem de estudos na Escócia e Inglaterra, depois retomando a docência.
Foi um dos fundadores do Grupo Nervo Óptico. Entre os mestres que o inspiraram estão Robert Loescher, Ray Yoshida, Philip Hanson, Martin Prekop, Diane Townsend, Karen Savage e Iberê Camargo.
“A diretoria da AEERGS encerrou o comunicado desejando força aos familiares, colegas da Universidade, escultores, pintores, amigos e alunos nesse momento de profunda tristeza e reflexão.”
Fonte: AEERGS