
A busca pela alimentação saudável tem ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros, o que não é diferente em Caxias do Sul. E a produção orgânica da Serra Gaúcha é destaque a nível estadual. Há 25 anos a Feira Ecológica movimenta a região com foco na agricultura sustentável e na saúde dos cidadãos.
Dessa forma, uma cerimônia solene marcou as comemorações pelas duas décadas e meia da maior Feira Ecológica do interior do Rio Grande do Sul. A atividade teve início por volta das 8h30min na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, e além de benção e presença de autoridades políticas, contou com uma degustação especial de bergamotas, sendo uma amostra da colheita da produção ecológica das famílias agricultoras do Vale do Caí.
O encontro também mostra a importância da agricultura familiar e dos produtores locais, conforme destaca Alexandre Reche, um dos integrantes da equipe de Coordenação da feira. Ele, que faz a parte da atividade desde 2014, falou que cada vez mais as pessoas tem buscado produtos sem agrotóxicos
“A importância de unir tantos os agricultores, e levar esses produtos para os consumidores, porque cada vez mais as população procura esses alimentos livres de agrotóxicos para melhorar sua saúde. (…) Nunca o produtor deixou de fazer a feira, sempre priorizou por fazer a feira e isso é reforçado semanalmente. Tanto é que nesses 25 anos apenas em um sábado não ocorreu, e não foi por vontade nossa, foi devido à pandemia e um decreto municipal que restringia”.
Orgulho também é uma palavra que pode definir esses 25 anos. O produtor agrícola de Antônio Prado, José Tondello, 55 anos, é um dos fundadores da Feira Ecológica. Ele também afirmou que é um prazer entregar semanalmente à população o fruto da produção.
“Eu acho que plano de saúde é se alimentar bem, e se alimentar bem tem que ter uma segurança e produto seguro. Porque é muito fácil produzir, mas tem que ver a qualidade, as proteínas, o respeito à natureza. (…) Só alimento orgânico não, mas a pessoa tem que pensar no futuro do planeta. Nós estamos vendo aqui três ou quatros anos pouca chuva, e eu penso que nós temos que respeitar mais a nossa mãe terra”.
A comercialização pelos agricultores ecológicos ocorre em dois espaços. Aos sábados na Praça das Feiras, no Bairro São Pelegrino, e nas quartas-feiras na Rua Santos Dumont, no bairro Exposição. Atualmente, aos sábados, 23 bancas realizam a venda da produção da agricultura familiar de diferentes municípios como Antônio Prado, Bom Princípio, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Ipê, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Montenegro e Morrinhos do Sul. Nas quartas-feiras, o ponto de venda de orgânicos é organizado pelos agricultores da Cooperativa Ecomorango, de Bom Princípio.