Com a aproximação das eleições municipais em 2024, serviços como atualização de títulos, emissão da primeira via, alteração de cadastro, entre outros, devem ser realizados antes do período eleitoral. O prazo final para a regularização é 08 de maio, para as eleições programadas para ocorrer em 06 de outubro. A demanda para esses serviços, especialmente para regularização de títulos, está bastante baixa em Caxias do Sul, e o Cartório Eleitoral acende o alerta para o eleitor não ter maiores dores de cabeça ou enfrentar filas no final do prazo.
Conforme o chefe do cartório da 169º Zona Eleitoral, Edson Borowski, em Caxias do Sul são atendidos entre 50 e 60 pessoas por dia, sendo que o cartório tem capacidade de atendimento de 150 cidadãos diariamente. Esse é um publico bastante baixo para uma cidade com muito mais eleitores que precisam regularizar sua situação. “Estamos com atendimento bem abaixo de nossa capacidade máxima. Estamos a pouco mais de sete meses do prazo final, que é oito de maio. Esse é o último dia para qualquer alteração no cadastro eleitoral em função das eleições. Temos essa ilusão e esperança de que as pessoas não deixem para a última hora. Mas a gente precisa alertar a todos aqueles eleitores que precisam fazer alguma alteração desse tipo, que eles podem vir antes evitando aquele acúmulo lá no final do cadastro”.
A procura por emissão de novos títulos pelo público com idades entre 16 e 18 anos também está bastante baixa. Nessa faixa etária é muito importante ter o registro, apesar de jovens entre 16 e 17 anos não serem obrigados a votar, o ato se torna um importante instrumento de participação popular, e estimula o exercício da cidadania.
O eleitor que possui pendências em sua situação eleitoral podem regularizar na página do Tribunal Regional Eleitoral, indo na aba de atendimento e fazer a solicitação, também digitando ‘JE digital’ no Google, onde mostrará todos os serviços disponíveis. O primeiro documento pode ser, inclusive, encaminhado por meio digital. “Quem precisa fazer o primeiro título pode começar o atendimento na internet, temos um chat bot, um robô que encaminha para a página eletrônica, o JE digital. Acessando o (51) 2312 – 2015, manda um oi ali, esse número, ele já vai dar as opções que o eleitor precisa”, explica Borowsk. Apesar do processo para o primeiro título iniciar por meio digital, o futuro eleitor deve deslocar ao cartório eleitoral mais próximo para coletar a digital e realizar as fotos para o cadastro.
Para quem já vota regularmente e precisa atualizar alguma informação, sendo troca do local de votação, alteração de bairro, pode realizar diretamente pela internet e o sistema indicará se o eleitor necessitará ir ao cartório ou não.
O Cartório Eleitoral de Caxias do Sul fica situado na rua Garibaldi, 596, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e possui 10 guichês com capacidade para atender até 150 cidadãos por dia.