Bento Gonçalves

PROCON de Bento Gonçalves orienta população sobre as promoções de Black Friday

Foto: (Mírian Camargo/Procon Caxias do Sul/Divulgação)
Foto: (Mírian Camargo/Procon Caxias do Sul/Divulgação)

Assim como tem acontecido há diversos anos, em 2021 a Black Friday está sendo anunciada para a próxima sexta-feira (26). A data está cada vez mais próxima e as promoções começam a ser antecipadas. Por se tratar de um grande evento, com promessas de descontos no momento da compra, algumas pessoas se mostram um tanto quanto receosas para aproveitas as promoções de final de ano. Por conta disso, o PROCON de Bento Gonçalves alerta sobre como evitar cair em golpes e em falsos descontos.

O Coordenador do PROCON-BG, Maciel Giovanella, comenta sobre a importância de realizar pesquisas antes de realizar a compra. “É recomendável que o consumidor se mantenha atento às ofertas, fazendo o devido comparativo com os valores praticados anteriormente e com outros fornecedores, para aferir o verdadeiro valor comercial do produto ou serviço, não se limitando aos eventuais percentuais de descontos anunciados”, destacou. Nas palavras de Giovanella, “a descrição dos produtos ou serviços anunciados devem ser bem analisados, para que o consumidor adquira somente aquilo que corresponda ao efetivo interesse ou necessidade”.

As compras on-line

Ao adquirir produtos ou serviços por sites, é importante que o consumidor se certifique da idoneidade do fornecedor, do histórico de cumprimento e resoluções das ofertas anunciadas, bem como ter a cópia das ofertas. “Prefira sites conhecidos, com informação sobre o CNPJ, endereço físico onde o fornecedor pode ser encontrado, endereço eletrônico, com serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Desconfie de ofertas muito tentadoras, muito abaixo da média de mercado. As compras por impulso e mal analisadas poderão trazer transtornos e prejuízos ao consumidor, independente da proteção da lei consumerista”, disse Giovanella.

Compras em lojas físicas

Já para compras realizadas em lojas físicas, é aconselhável optar por produtos em estabelecimentos devidamente regularizados e que emitam nota fiscal. Os itens expostos nas  vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total, as taxas de juros mensais e anuais, bem como o valor e número das parcelas devem estar claros para o consumidor.

É importante verificar se a embalagem do produto está lacrada e se contém todas as informações necessárias (preço, quantidade, características, validade, identificação do fabricante ou importador, recomendações de restrição quanto à saúde e segurança do consumidor). Além disso, é extremamente relevante estar ciente da política de troca da loja, visto que compras realizadas em lojas físicas não exigem a obrigatoriedade de o fornecedor realizar troca imediata do produto. Contudo, se a loja pratica essa política, peça por escrito o prazo para troca do produto.

Por fim, guarde todo o material publicitário (jornais de oferta e panfletos, por exemplo).

Black Friday: comprar ou não comprar? Vale a pena?

No Brasil, as principais promoções são através de sites de forma on-line, porém hoje muitas lojas físicas, incluindo o comércio municipal, participam do evento.

Confira outras dicas do PROCON-BG:

  • Para compras realizadas pela internet, faça uma lista do produto ou serviço que deseja e estipule um limite, evitando gastar mais do que o previsto. É muito importante fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços;
  • Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual, ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual;
  • Observe o prazo de entrega e informe-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa;
  • Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais;
  • Consulte o produto em questão, fazendo sempre a consulta na página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site, ou entrando em contato direto pelo SAC do mesmo;
  • Verifique se o site visitado tem reclamações registradas no www.reclameaqui.com.br e na lista de sites não confiáveis.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem sete dias para “se arrepender” – cancelar a compra, solicitar a troca do produto, devolver o produto ou até pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto) – artigo 49 do CDC. Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Os consumidores que se depararem com irregularidade nas relações de consumo, podem entrar em contato com o PROCON de Bento Gonçalves, através do telefone 54 3055-8547/ 54 3055-8544, ou presencialmente, na Rua Marechal Deodoro, nº 70, na base térrea da Prefeitura Municipal, para denúncia ou auxílio. O atendimento ocorre das 9h às 16hsem fechar ao meio-dia.