Custo de Vida

PROCON de Bento Gonçalves orienta população às vésperas da Black Friday

Neste ano a promoção será no dia 26 de novembro

Imagem: Coordenador do PROCON-BG, Maciel Giovanella/Divulgação
Imagem: Coordenador do PROCON-BG, Maciel Giovanella/Divulgação

A já tradicional Black Friday está chegando e o consumidor deve estar preparado e informado quanto aos seus direitos. A data da grande promoção que mobiliza diversos países está anunciada para o próximo dia 26 de novembro. Às vésperas do grande evento, com promessas de descontos no momento da compra, surge também o alerta do PROCON-BG sobre como evitar cair em golpes e em falsas promoções.

Em conversa com a reportagem do Grupo RSCOM, o Coordenador do PROCON-BG, Maciel Giovanella, comentou sobre a importância de realizar pesquisas e estar bem informado antes de efetuar a compra. “Nossa orientação é que o consumidor faça o acompanhamento dos preços dos produtos nos últimos seis meses, para saber se ele vai realmente pagar um valor condizente com a promoção da data. Esse é o primeiro alerta”, explicou.

Segundo o Coordenador do PROCON-BG, outro cuidado importante é quanto à credibilidade dos sites nas compras online. “Sites fantasmas, que não cumprem com as ofertas ou que não entregam o produto são um grave problema. O consumidor deve ficar atento. Prefira sites conhecidos, com informação sobre o CNPJ, endereço físico onde o fornecedor pode ser encontrado, endereço eletrônico, com serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Desconfie de ofertas muito tentadoras, muito abaixo da média de mercado. Hoje temos diversos sites que passam as devidas informações, como o Reclame Aqui ou mesmo através de uma pesquisa no Google”, orientou.

Muita atenção também quanto às compras efetuadas em redes sociais como Facebook e Instagram. De acordo com Giovanella, há uma vulnerabilidade muito grande nessas relações de compra e venda. “Condenamos essa prática comercial vinculada por mídias sociais, pois não há uma relação de segurança no que se refere a essas contas. Muitos desses perfis trabalham com preços inbox e, na visão do PROCON, essa ação configura prática abusiva. Entendemos que o preço deve ser explicitado nas ofertas e não ocultado”, afirmou.

Confira abaixo a entrevista completa com as orientações do PROCON-BG:

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem sete dias para “se arrepender” – cancelar a compra, solicitar a troca do produto, devolver o produto ou até pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto) – artigo 49 do CDC. Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Os consumidores que se depararem com irregularidade nas relações de consumo, podem entrar em contato com o Procon de Bento Gonçalves, através do telefone 54 3055-8547/ 54 3055-8544, ou presencialmente, na Rua Mal Deodoro, nº 70, na base térrea da Prefeitura Municipal, para denúncia ou auxílio. O atendimento ocorre das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

Outras dicas do PROCON-BG:

Compras em Lojas Físicas
-Nas compras realizadas em Lojas Físicas é aconselhável optar por comprar os produtos em estabelecimentos devidamente regularizados e que emitam nota fiscal. Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
-Verifique se a embalagem do produto está lacrada, e se contém todas as informações necessárias (preço, quantidade, características, validade, identificação do fabricante ou importador, recomendações de restrição quanto à saúde e segurança do consumidor.
-Verifique a política de troca da loja, porque em compras realizadas em lojas físicas, não existe a obrigação de o fornecedor realizar troca imediata do produto. Porém, se a loja pratica esta política, peça por escrito o prazo eventualmente concedido para troca do produto por liberalidade.
-Guarde todo o material publicitário (jornais de oferta e panfletos, por exemplo). Nas Compras em Produtos de Mostruário Produtos de mostruário apresentam um percentual de desconto maior.

Compras por Internet
-Faça uma lista do produto ou serviço que deseja e estipule um limite de gasto, evitando gastar mais do que o previsto. É muito importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços;
-Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual, ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual
-Observe o prazo de entrega e informe-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa.
-Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais.
-Consulte o produto em questão, fazendo sempre a consulta na página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site, ou entrando em contato direto pelo SAC deste
-Verifique se o site visitado tem reclamações registradas no www.reclameaqui.com.br e na lista de sites não confiáveis.