Comportamento

Procon de Bento alerta para golpes com ofertas de compras em redes sociais

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Foto: Divulgação

O PROCON de Bento Gonçalves faz um alerta para a população sobre golpes e fraudes, que, segundo o órgão, tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos. Segundo o Coordenador do PROCON, Maciel Giovanella, no período da pandemia esse tipo de ação criminosa aumentou consideravelmente, incluindo o envio de e-mails falsos, ofertas de compras pela internet em redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp), cursos oferecidos como gratuitos, mas que cobram o material de didático, não sendo considerado portanto gratuitos entre outras práticas irregulares que foram verificadas.

“Quanto a boletos falsos, é preciso ter muito cuidado. É necessário conferir a autenticidade do boleto, e conferir junto com o sac do emitente, além de conferir se o CNPJ do emitente se trata efetivamente da empresa beneficiária do pagamento. Infelizmente por mais que a tecnologia favoreça a autenticidade dos boletos, pode-se sofrer com o hackeamento e falsificação destes boletos”, afirma.

Outra prática comum que tem preocupado o PROCON envolve golpes através do WhatsApp.

“Um outro golpe que inúmeras pessoas estão caindo envolve empréstimos via WhatsApp, mediante a pagamento antecipado de valores. Normalmente a pessoa recebe uma ligação ou mensagem informando que para conseguirem um valor de empréstimo, terão o mesmo liberado a partir de um pagamento de  alguns valores antecipados, por fim acabam pagando e não recebem os valores do empréstimo”, alerta.

Compras em redes sociais 

Giovanella salienta ainda sobre os cuidados que o cidadão deve ter ao realizar compras através de redes sociais. “Se as compras realizadas em sites de lojas, por vezes já acometem o consumidor com aborrecimentos devido a falta de entrega de produtos e uma serie de outros dissabores, que dirá as compras realizada via Facebook e Instagram, por isso o consumidor deve sim tomar muitos cuidados com relação a esse tipo de aquisição online”.

Dicas do PROCON

Um site confiável de compras pela internet deve ter o CNPJ à mostra, dados para contato, um Sac (serviço de atendimento ao consumidor) com telefone de contato e informações claras.

Da mesma forma, o consumidor deve verificar a reputação do site, utilizando informações, tais como dos sites de apoio Reclame aqui e consumidor.gov.br.

Desconfiar de ofertas milagrosas.

Existem centenas de sites não confiáveis para compras pela internet, por isso se faz necessário consultar comentários sobre determinados sites a fim de apurar a confiabilidade.

IMPORTANTE

Solicitar informações preventivas ao PROCON, antes de realizar esse tipo de procedimento faz toda a diferença e pode evitar que o cidadão caia em “armadilhas” de golpistas.

Atendimento ao público  

 Atendimento mediante agendamento, como prevenção à pandemia de coronavírus:

9h às 16h sem fechar ao meio-dia.

Horário – expediente interno: 8h às 17h

(54) 3055-8547 / 3055-8541 / 3055-8542 / 3055-8543 / 3055-8544 / 3055-8545

WhatsApp:  (54) 3055-8547  (apenas para envio de documentos solicitados no atendimento)