Caxias do Sul

Procon Caxias lança serviço online para conciliação de conflitos

Procon Caxias lança serviço online para conciliação de conflitos Procon Caxias lança serviço online para conciliação de conflitos Procon Caxias lança serviço online para conciliação de conflitos Procon Caxias lança serviço online para conciliação de conflitos
Procon Caxias lança serviço online para conciliação de conflitos

O Procon Caxias do Sul lança a partir desta quarta-feira (11) o Concili@ção, um canal eletrônico destinado à resolução de conflitos gerados na internet, buscando harmonizar a relação entre consumidores e empresas. Haverá um evento para mostra do serviço no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Caxias do Sul.

O objetivo do serviço Concili@ção é resolver situações conflituosas entre empresas e consumidores, nos casos em que há difamação ou injúria em declarações feitas pela internet. “Nós diagnosticamos um problema recorrente que é quando o consumidor, exercendo seu direito de fazer reclamações e cobranças, ultrapassa alguns limites, chegando a difamar e ofender a empresa. As instituições acabam processando as pessoas, que têm que pagar indenizações. Nossa ideia é proteger o consumidor disso, resolvendo o problema de outras maneiras”, explica Luiz Fernando Del Rio Horn, coordenador do Procon.

As empresas que se sentirem lesadas poderão acessar o serviço no site do órgão, que verificará se a demanda se enquadra como um abuso da liberdade de expressão. Em seguida, o Procon entrará em contato com o consumidor, que será convidado a participar de uma audiência de conciliação.

“É importante lembrar que o consumidor jamais deve ter sua liberdade de expressão diminuída, pelo contrário, este é um direito extremamente importante. Todos têm o direito de avaliar o serviço ou o produto que consomem. Mas existem casos em que o consumidor se utiliza de xingamentos, expressões pejorativas e afirmações que causam danos à credibilidade do estabelecimento e, por consequência, indenização cobrada contra o consumidor. Esses casos são o foco do serviço”, salienta o coordenador.