Com o aumento no fluxo de consumidores às lojas para as compras de Páscoa, comemorada no próximo final de semana, o Procon Caxias do Sul preparou um conjunto de dicas para prevenir riscos. O coordenador do Procon, Jair Zauza, orienta ao consumidor não ter pressa no momento da compra. “Ir ao local de compra em dias e horários mais calmos, onde possa passar por todos os produtos e verificar cada detalhe que achar relevante, é estratégia que pode gerar bons resultados. Tão importante quanto sempre realizar a pesquisa antes de efetuar a compra”, indica.
Pesquisa – Analisar os preços do ovo de Páscoa faz toda a diferença. Os preços não são tabelados. Portanto, o consumidor encontrará os mais diversos valores.
Ovos, barras ou bombons? As possibilidades são inúmeras nas lojas, tanto que é possível fazer escolhas conforme o perfil do consumidor. Por isso, verifique e compare o peso de cada item. Depois, faça os cálculos para saber o que mais compensa e o que é mais adequado para seus objetivos, se é para consumo próprio ou presente. Ovos com brinquedos e embalados com personagens infantis podem custar ainda mais. Se possível, não leve as crianças nas compras. Como ocorre com outros alimentos, a embalagem de ovos ou da barra de chocolate deve estar em boas condições de armazenamento. Verifique se há sinais de violação do conteúdo. Evite produtos amassados ou com furos na embalagem.
Peso dos produtos – A estratégia de diminuição de peso dos produtos tem sido uma prática recorrente das indústrias no mercado de consumo. O Ministério da Justiça, por meio da portaria 81/2002, determina que os fornecedores informem claramente as alterações de peso ou quantidade na embalagem, devendo constar o peso anterior e atual para que o consumidor possa tomar a decisão de comprar ou não. Por isso, compare peso e preços praticados por diversas marcas.
Faça você mesmo – Fazer seu próprio ovo de Páscoa pode ser um momento divertido, especialmente se tiver crianças na família, além de ser econômico.
Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon/), o telefone 151 e WhatsApp 54 9 9929.8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é feito na Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.