Caxias do Sul

Procon Caxias alerta para golpes contra pessoas da terceira idade

Campanha tem como objetivo alertar população idosa contra golpes. (Foto: Daniel Bianchi/Divulgação)
Campanha tem como objetivo alertar população idosa contra golpes. (Foto: Daniel Bianchi/Divulgação)

Com o objetivo de defender o consumidor idoso de golpes em operações financeiras, o Procon Caxias do Sul e o Conselho Municipal do Idoso lançaram programa Hipervulneráveis Terceira Idade. A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE) e Federal (MPF) e Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul.

Campanha tem como objetivo alertar população idosa contra golpes (Foto: Daniel Bianchi/Divulgação)

A campanha pretende evitar os principais golpes dos quais os idosos são vítimas, como: crédito consignado, empréstimos e ofertas abusivas feitas a partir de vazamento de dados sigilosos. Com o slogan “Golpe financeiro, abuso com os idosos e aposentados: Denuncie!”, o programa conta com a integração entre os órgãos públicos para denunciar e responsabilizar os golpistas.

A vice-presidente do Conselho do Idoso, Maria Luiza Bedin, ressaltou a importância da ação. “Quem vive nesse universo da terceira idade, percebe a fragilidade e a desinformação desse público. Por isso, esse tipo de iniciativa é tão importante, porque mais pessoas estarão engajadas e olhando para essa situação”, destacou Maria Luiza.

Entre as ações da campanha, o Procon Caxias do Sul está disponibilizando guichês exclusivos para atendimento aos idosos e aposentados durante o mês de outubro. Para o coordenador do órgão de defesa do consumidor, Luiz Fernando Del Rio Horn, a denúncia e a coleta de informações desses golpes são fundamentais. “A diferença dessa campanha é que agora nós teremos condições de fazer uma apuração melhor dos casos e responsabilizar as agências e as financeiras. Hoje, não podemos responsabilizar ninguém pelos golpes, pois nos faltam informações”, alega Luiz Fernando.

O coordenador também alerta que o consumidor idoso deve anotar e informar o dia da oferta, o nome da pessoa que o contatou, o nome da financeira ou banco, quais informações de natureza pessoal foram repassadas e qual a proposta feita. Com essas informações em mãos, o idoso deve procurar o Procon e registrar a denúncia. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, na rua Visconde de Pelotas, 449. O telefone de plantão é o 151.