As operações de fiscalização do Procon Caxias do Sul durante a Black Friday, na última semana, resultaram na futura instauração de nove processos. Ao todo, oito fornecedores (três redes físicas e cinco eletrônicas) foram autuados por maquiagem de preços e/ou publicidade enganosa ou ainda por exceder o limite de tempo previsto no Código de Posturas do Município para atendimento (10 minutos).
Nos últimos quatro meses, as equipes fizeram a coleta prévia de dados, reunindo preços de diversos produtos. No dia 23 de novembro, data da Black Friday, cinco grupos de fiscalização visitaram 84 estabelecimentos caxienses, a fim de verificar os atendimentos e os preços praticados. Mais de uma centena de consumidores foram atendidos presencialmente, na sede do Procon, e nas próprias lojas. Não foram encontradas irregularidades quanto à divergência entre as gôndolas e os caixas, problemas nos produtos e problemas nas etiquetas.
Houve diferença de preço entre agosto (mais barato) e as promoções divulgadas em novembro, durante a Black Friday (mais caras que agosto) em produtos como ar-condicionado, fritadeira, conjunto de panelas, cafeteiras, aparelho de televisão, guarda-roupa, painel para TV, pneu, aparelho de jantar, conjunto de potes inox, fone de ouvido, aspirador de pó, aparelho DVD/Blu-Ray, caixa de som, aparelho celular, estofado, telefone, fogão, fogão de mesa, poltrona, aparador de barba, lavadora de roupas, liquidificador, motosserra, tinta, betoneira e notebook.
Até o dia 28 de novembro, o Procon efetuou 723 visitas da fiscalização aos estabelecimentos, número que ultrapassa o resultado geral de 2017, de 681.