Caxias do Sul

Procissão de Corpus Christi reúne milhares de fiéis nas ruas de Caxias do Sul

Programação na cidade contou com diversas missas, especialmente na Catedral Diocesana, na praça Dante Alighieri

(Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)
(Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)

Foi celebrado nesta quinta-feira (08) o dia de Corpus Christi, ato que no catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Diversas cidades da Serra Gaúcha celebraram com os tradicionais tapetes de serragem, além das missas campais e claro, as procissões que encerraram a programação da igreja durante a tarde.

A Missa Campal em Caxias do Sul ocorreu por volta das 15h, em frente à Catedral Diocesana Santa Teresa, reunindo milhares de fiéis durante a tarde. O ato foi celebrado e em seguida, todos iniciaram a procissão. Corpus Christi, que significa o “Corpo de Cristo”, é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho. O nome escolhido para essa comemoração se refere exatamente como uma homenagem à eucaristia.

Conforme o Padre Marciano Guerra, o dia de Corpus Christi, diferente de outras celebrações, é realizado percorrendo às ruas e fora do ambiente da igreja, como  uma “manifestação pública da fé”. “Esse dia trata-se de uma tradição praticamente secular, de neste dia celebrar a eucaristia, não simplesmente como sempre fazemos dentro da igreja e permanecer nela, mas nós saímos pelas ruas da cidade, em todo o mundo é assim. Essa festa está muito relacionada a elementos culturais e simbólicos, no caso aqui de Caxias através da procissão, da missa feita diante da catedral na praça e também, com essa procissão até a Igreja de São Pelegrino. É um dia de manifestação pública da nossa fé, aquilo que os cristãos católicos vivenciam todos os domingos, através do seu alimentar-se da eucaristia, deste sacramento, o pão e o vinho que são para nós a presença de Jesus”.

Padre Marciano ainda destaca o sentimento de mais uma celebração na cidade, reunindo milhares de fiéis desde a Missa Campal até a concentração na Igreja de São Pelegrino. “O sentimento é de muita alegria, porque a comunidade veio participar em peso, acolheu o convite para vivenciar também essa festa, para que o feriado também tenha esse sentido de fé, aquilo que é a sua origem do feriado de Corpus Christi. Também tivemos um tempo que propiciou isso”, destacou, salientando que o tempo bom na cidade cooperou para o público acompanhar a celebração.

Fotos: Alice Corrêa/Grupo RSCOM

(Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)